Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, M. C.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, M. C.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3438503211913584pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, A. L. R.-
dc.contributor.referee3Mariano, S. M. F.-
dc.creatorAlexandre, B. O.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0503055253774439 Última atualização: 12/02/2020pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-18T11:57:16Z-
dc.date.available2020-02-17-
dc.date.available2020-02-18T11:57:16Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/996-
dc.description.abstractThe present work addresses the importance of playfulness in the literacy process, which are the phases in which children will learn to read and write and make use of reading and writing and their use in a social context, respectively. And it aims to portray that it is possible to have a meaningful learning using games, toys and games thus leaving the mechanism of traditional literacy methods. So that this teaching is not traditional and mechanized, we will present playfulness as a pedagogical tool in the teaching-learning process, which facilitates, innovates and challenges children, leading them to be thinking, creative, participative and critical beings. interesting, fun activities that lead students to understand the content, enjoying meaningful learning, addressing reality, taking advantage of previous knowledge and valuing the participation and identity of each one. For the development of the research we used unidentified objective questionnaires and the observations made during the internship and the Pedagogical Residency Program. At the end of the work, we identified that despite the teachers reporting the importance of leisure for the literacy process, many do not use it in the literacy rooms.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância do lúdico no processo de alfabetização que é a fase em que as crianças vão aprender a ler, a escrever e fazer o uso respectivamente da leitura e da escrita no contexto social. E tem como objetivo retratar que é possível ter uma aprendizagem significativa utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras, saindo assim do mecanismo dos métodos tradicionais de alfabetização. Para que esse ensino não seja tradicional e mecanizado, apresentaremos a ludicidade como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem, que facilita, inova e desafia as crianças, levando-as a serem seres pensantes, criativos, participativos e críticos, além disso, o lúdico transforma as atividades robotizadas em atividades interessantes, divertidas e que levam os alunos a compreender o conteúdo, desfrutando de uma aprendizagem significativa, abordando a realidade, aproveitando os conhecimentos prévios e valorizando a participação e a identidade de cada um. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos questionários objetivos não identificados e as observações realizadas durante o estágio e o Programa Residência Pedagógica. Ao final do trabalho, identificamos que apesar dos professores relatarem a importância do lúdico para o processo de alfabetização, muitos não utilizam nas salas de alfabetização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Beatriz Oliveira Alexandre (2016104221310225@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-18T02:46:57Z No. of bitstreams: 1 TC Beatriz versão final .pdf: 751567 bytes, checksum: 397a3344e16792a8e601c3f3919e6b26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-18T11:56:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Beatriz versão final .pdf: 751567 bytes, checksum: 397a3344e16792a8e601c3f3919e6b26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-18T11:57:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Beatriz versão final .pdf: 751567 bytes, checksum: 397a3344e16792a8e601c3f3919e6b26 (MD5) Previous issue date: 2020-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização. Lúdico. Aprendizagem Significativa.pt_BR
dc.subjectLiteracy. Ludic. Meaningful Learning.pt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of playfulness in the literacy processpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC Beatriz versão final .pdfTCC; "A importância da ludicidade no processo de alfabetização".733,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.