Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/961
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A DIFERENÇA OBSERVADA NA ESCOLA COM INFLUÊNCIA DO PIBID
Título(s) alternativo(s): A Diferença Observada na Escola CEPI João XXIII da cidade de Ceres - Goiás Pós a Atividade do PIBID
Autor(es): Silva Oliveira, Ana Caroline
Primeiro Orientador: Correia, Ilmo
Primeiro Membro da Banca: Faria Filho, Fausto de Melo
Segundo Membro da Banca: Andrade, Luciane Oliveira Monteiro
Resumo: O PIBID (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação e Docência) foi aplicado no Colégio CEPI João XXIII, em parceria com o Instituto Federal Goiano Campus – Ceres. Este estudo apresenta uma análise da vivencia dos acadêmicos do curso de Licenciatura do Campus – Ceres, como bolsistas do PIBID e de como a instituição (CEPI João XXIII), ficou depois que o programa foi cancelado. Com objetivo de identificar a percepção dos professores e funcionários da escola se sentiam com o fim do PIBID. Analisar os impactos que a participação no PIBID pode acarretar na formação inicial á docência. O método adotado foi um enfoque qualitativo. O problema de pesquisa foi: Quais os impactos que o PIBID causou na escola. Os estudos de Becker, Nóvoa, Galiazzi, Borges e Fontura, contribuíram para a reflexão teórica desta pesquisa. Concluiu-se que a participação no PIBID contribuiu significamente na formação profissional e pessoal, dos estudantes de Licenciatura, pois muitos obtiveram contato direto como atuante na área de educador através do PIBID, e as aprendizagens elaboradas servirão como subsídios para as práticas docentes futuras.
Abstract: The PIBID (Institutional Program of Initiation and Teaching Scholarship) was applied at CEPI João XXIII High School, in partnership with the Federal Institute Goiano Campus - Ceres. This study presents an analysis of the experience of the undergraduate students of Campus - Ceres, as PIBID fellows and how the institution was after the program was canceled. In order to identify how teachers and school staff felt about the end of PIBID. To analyze the impacts that participation in PIBID can have on initial teacher education. The method adopted was a qualitative approach. The research problem was: What impacts did PIBID have on the school? The studies by Becker, Nóvoa, Galiazzi, Borges and Fontura contributed to the theoretical reflection of this research. It was concluded that the participation in PIBID contributed significantly to the professional and personal training of undergraduate students, as many obtained direct contact as active in the area of educator through PIBID, and the elaborated learning will serve as subsidies for future teaching practices.
Palavras-chave: PIBID. Formação Inicial. Escola. Impactos.
PIBID. Initial Formation. School. Impacts
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/961
Data do documento: 21-Jan-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química Oficial.pdf794,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.