Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/961
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A DIFERENÇA OBSERVADA NA ESCOLA COM INFLUÊNCIA DO PIBID
Other Titles: A Diferença Observada na Escola CEPI João XXIII da cidade de Ceres - Goiás Pós a Atividade do PIBID
metadata.dc.creator: Silva Oliveira, Ana Caroline
metadata.dc.contributor.advisor1: Correia, Ilmo
metadata.dc.contributor.referee1: Faria Filho, Fausto de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Luciane Oliveira Monteiro
metadata.dc.description.resumo: O PIBID (Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação e Docência) foi aplicado no Colégio CEPI João XXIII, em parceria com o Instituto Federal Goiano Campus – Ceres. Este estudo apresenta uma análise da vivencia dos acadêmicos do curso de Licenciatura do Campus – Ceres, como bolsistas do PIBID e de como a instituição (CEPI João XXIII), ficou depois que o programa foi cancelado. Com objetivo de identificar a percepção dos professores e funcionários da escola se sentiam com o fim do PIBID. Analisar os impactos que a participação no PIBID pode acarretar na formação inicial á docência. O método adotado foi um enfoque qualitativo. O problema de pesquisa foi: Quais os impactos que o PIBID causou na escola. Os estudos de Becker, Nóvoa, Galiazzi, Borges e Fontura, contribuíram para a reflexão teórica desta pesquisa. Concluiu-se que a participação no PIBID contribuiu significamente na formação profissional e pessoal, dos estudantes de Licenciatura, pois muitos obtiveram contato direto como atuante na área de educador através do PIBID, e as aprendizagens elaboradas servirão como subsídios para as práticas docentes futuras.
Abstract: The PIBID (Institutional Program of Initiation and Teaching Scholarship) was applied at CEPI João XXIII High School, in partnership with the Federal Institute Goiano Campus - Ceres. This study presents an analysis of the experience of the undergraduate students of Campus - Ceres, as PIBID fellows and how the institution was after the program was canceled. In order to identify how teachers and school staff felt about the end of PIBID. To analyze the impacts that participation in PIBID can have on initial teacher education. The method adopted was a qualitative approach. The research problem was: What impacts did PIBID have on the school? The studies by Becker, Nóvoa, Galiazzi, Borges and Fontura contributed to the theoretical reflection of this research. It was concluded that the participation in PIBID contributed significantly to the professional and personal training of undergraduate students, as many obtained direct contact as active in the area of educator through PIBID, and the elaborated learning will serve as subsidies for future teaching practices.
Keywords: PIBID. Formação Inicial. Escola. Impactos.
PIBID. Initial Formation. School. Impacts
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/961
Issue Date: 21-Jan-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Química Oficial.pdf794,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.