Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/910
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: MONITORIA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Other Titles: Teacher assistant and Specific Educational Needs: experience report
metadata.dc.creator: Oliveira, Angelica Maciel
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Mônica Isabel Canuto
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Jussana Maria
metadata.dc.description.resumo: A monitoria é um dos Programas de apoio ao ensino oferecido em instituições, esta auxilia tanto no desenvolvimento dos alunos com dificuldades para aprender, quanto na formação acadêmica do monitor. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma intervenção a partir da atuação de um monitor no Programa de Monitoria Acadêmica ao atendimento de alunos com Necessidades Educacionais Específicas. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, Goiás, Brasil. Para isso, foi feito o acompanhamento de uma aluna com Necessidades Educacionais Específicas, estudante do curso em Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo foi de cunho qualitativo, sendo uma intervenção, onde leva em conta observações e análises. Desta forma, a pesquisa foi uma intervenção nas disciplinas que fazem parte da matriz curricular do curso em Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da relação entre uma monitora e uma aluna com Necessidades Educacionais Específicas. A aluna em questão teve aulas extracurriculares, como forma de buscar minimizar as dificuldades encontradas pela mesma dentro de sala de aula. Como resultados, observou-se a importância do papel da monitoria para a aprendizagem dos alunos com Necessidade Educacionais Específicas, além de minimizar as dificuldades e aumentar as potencialidades da aluna que é público alvo da educação especial. A partir disso, foi possível notar a importância do uso de diferentes estratégias e recursos pedagógicos para a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas, afim de contribuir com a formação acadêmica de discentes do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e colaborar com a inclusão educacional desses alunos.
Abstract: Needs-based support is one of the Education Support Programs offered in institutions that helps both the development of students with learning difficulties and the academic training of the monitor. From this, the present work aims to present an intervention from the performance of a monitor in the Academic Monitoring Program to attend students with Specific Educational Needs. The research was developed at the Federal Goiano Institute - Campus Urutaí, Goiás, Brazil. For this, a student with Specific Educational Needs was followed up in the Biological Sciences course. The study was of a qualitative nature, being an intervention, which takes into account observations and analyzes. Thus, the research was an intervention in the disciplines that are part of the curricular matrix of the course in Biological Sciences, based on the relationship between a tutor and a student with Specific Educational Needs. The student in question took extracurricular classes, as a way to try to minimize the difficulties she encountered within the classroom. As a result, the importance of the role of needs-based support for the learning of students with Specific Educational Needs was observed, in addition to minimizing the difficulties and increasing the potential of the student who is the target audience of special education. From this, it was possible to notice the importance of using different pedagogical strategies and resources for the learning of students with Specific Educational Needs, in order to contribute to the academic training of students from the Federal Goiano Institute - Campus Urutaí and collaborate with the educational inclusion of these students.
Keywords: Monitoria. Intervenção. Educação. Estratégias Pedagógicas
Monitoring. Intervention. Education. Pedagogical Strategies
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/910
Issue Date: 10-Feb-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Angelica Maciel de Oliveira.pdf2,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.