Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nunes, Mônica Isabel Canuto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7432973920050100pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Agda Lovato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Jussana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272375701066650pt_BR
dc.creatorOliveira, Angelica Maciel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957947163394451pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T12:12:46Z-
dc.date.available2020-02-12-
dc.date.available2020-02-13T12:12:46Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/910-
dc.description.abstractNeeds-based support is one of the Education Support Programs offered in institutions that helps both the development of students with learning difficulties and the academic training of the monitor. From this, the present work aims to present an intervention from the performance of a monitor in the Academic Monitoring Program to attend students with Specific Educational Needs. The research was developed at the Federal Goiano Institute - Campus Urutaí, Goiás, Brazil. For this, a student with Specific Educational Needs was followed up in the Biological Sciences course. The study was of a qualitative nature, being an intervention, which takes into account observations and analyzes. Thus, the research was an intervention in the disciplines that are part of the curricular matrix of the course in Biological Sciences, based on the relationship between a tutor and a student with Specific Educational Needs. The student in question took extracurricular classes, as a way to try to minimize the difficulties she encountered within the classroom. As a result, the importance of the role of needs-based support for the learning of students with Specific Educational Needs was observed, in addition to minimizing the difficulties and increasing the potential of the student who is the target audience of special education. From this, it was possible to notice the importance of using different pedagogical strategies and resources for the learning of students with Specific Educational Needs, in order to contribute to the academic training of students from the Federal Goiano Institute - Campus Urutaí and collaborate with the educational inclusion of these students.pt_BR
dc.description.resumoA monitoria é um dos Programas de apoio ao ensino oferecido em instituições, esta auxilia tanto no desenvolvimento dos alunos com dificuldades para aprender, quanto na formação acadêmica do monitor. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma intervenção a partir da atuação de um monitor no Programa de Monitoria Acadêmica ao atendimento de alunos com Necessidades Educacionais Específicas. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, Goiás, Brasil. Para isso, foi feito o acompanhamento de uma aluna com Necessidades Educacionais Específicas, estudante do curso em Licenciatura em Ciências Biológicas. O estudo foi de cunho qualitativo, sendo uma intervenção, onde leva em conta observações e análises. Desta forma, a pesquisa foi uma intervenção nas disciplinas que fazem parte da matriz curricular do curso em Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir da relação entre uma monitora e uma aluna com Necessidades Educacionais Específicas. A aluna em questão teve aulas extracurriculares, como forma de buscar minimizar as dificuldades encontradas pela mesma dentro de sala de aula. Como resultados, observou-se a importância do papel da monitoria para a aprendizagem dos alunos com Necessidade Educacionais Específicas, além de minimizar as dificuldades e aumentar as potencialidades da aluna que é público alvo da educação especial. A partir disso, foi possível notar a importância do uso de diferentes estratégias e recursos pedagógicos para a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Específicas, afim de contribuir com a formação acadêmica de discentes do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e colaborar com a inclusão educacional desses alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angelica Maciel de Oliveira (2016101220530065@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-12T14:03:52Z No. of bitstreams: 1 TCC_Angelica 2020.pdf: 2815764 bytes, checksum: f4e2abfd5df7ba49d433d30cba619295 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-02-13T12:11:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Angelica 2020.pdf: 2815764 bytes, checksum: f4e2abfd5df7ba49d433d30cba619295 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-13T12:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Angelica 2020.pdf: 2815764 bytes, checksum: f4e2abfd5df7ba49d433d30cba619295 (MD5) Previous issue date: 2020-02-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonitoria. Intervenção. Educação. Estratégias Pedagógicaspt_BR
dc.subjectMonitoring. Intervention. Education. Pedagogical Strategiespt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleMONITORIA E NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIApt_BR
dc.title.alternativeTeacher assistant and Specific Educational Needs: experience reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Angelica Maciel de Oliveira.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.