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Tipo: Dissertação
Título: EVASÃO ESCOLAR: UMA REALIDADE NO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFTO - CAMPUS PALMAS
Autor(es): Parente, Rayce Cristina Monteiro
Primeiro Orientador: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Primeiro Membro da Banca: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Segundo Membro da Banca: Souza, José Carlos Moreira de
Terceiro Membro da Banca: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos diferentes sujeitos históricos sobre a evasão escolar no Curso de Atendimento, ofertado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional do Campus Palmas do IFTO. Ademais, estabeleceram-se, outros objetivos de caráter específico. O primeiro deles foi a identificação dos índices de evasão dos cursos de EJA/EPT do Campus Palmas do IFTO, no período de 2017 a 2018. O segundo esteve relacionado a identificar os fatores que levam à evasão escolar. Em terceiro, está a análise das estratégias que a instituição tem utilizado para favorecer a permanência escolar. A questão que colocamos neste trabalho é: qual a percepção dos diferentes sujeitos em relação à evasão no curso Atendimento, ofertado na modalidade de EJA/EPT? A opção pelo tema se deu em razão do alto número de estudantes que abandonaram o curso nos últimos anos. O percurso metodológico adotado nesta pesquisa está centrado numa perspectiva dialética, visto que busca revelar elementos contraditórios, relacionando-os à lógica social, devendo analisá-los com base no contexto sociopolítico, sociocultural, econômico. Os procedimentos investigativos pautaram-se na pesquisa quali-quantitativa e estudo de caso. Quanto aos recursos metodológicos para a coleta de dados foram utilizadas: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo, por meio de questionários aplicados, e, por fim, a elaboração de um produto educacional. Para a construção da base empírica, foram selecionados os discentes (matriculados e evadidos) e docentes do Curso de Atendimento, além dos membros da Comissão de Permanência e Êxito do Campus Palmas. Como aporte teórico para as reflexões desta pesquisa foram estudados pesquisadores como Cruz; Gonçalves (2015); Dal-Farra; Lopes (2013); Dore; Lüscher (2011); De Oliveira; Machado (2012); Mayo (2004); Moura (2007; 2012), Paulo Freire (2011); Gadotti (2006), dentre outros. Como produto educacional da pesquisa, foi elaborado um projeto denominado “Observatório da Vida do Estudante em vias de evasão do IFTO”, a ser desenvolvido por todas as unidades da instituição, como uma das ações do Plano Estratégico Institucional de Acesso, Permanência e Êxito dos Estudantes do IFTO. Os resultados da pesquisa mostraram que as causas da evasão estão relacionadas a diversos fatores. Os docentes apontaram como fatores da evasão no curso: dificuldades financeiras; dificuldades nos estudos; frequência insuficiente e a dificuldade de conciliar escola e trabalho. Por outro lado, os estudantes apontaram: dificuldade de conciliar estudo e trabalho; problemas pessoais e dificuldade de acompanhamento do curso devido ao tempo fora da escola. Os estudantes apontaram, também, que os programas de assistência influenciam na tomada de decisão de permanecer ou abandonar o curso, como: auxílio permanência, auxílio alimentação e auxílio transporte. Os resultados da pesquisa revelam a necessidade de esforços por parte das diferentes esferas de atuação na instituição (gestores, docentes, técnicos administrativos), a fim de estabelecer ações que favoreçam a permanência dos estudantes nos cursos, a partir do acompanhamento de cada estudante, como proposto pelo Observatório da Vida dos Estudantes em Vias de Evasão do IFTO. Com base nos dados levantados pelo Observatório, será possível avaliar as medidas necessárias para cada caso, a fim de realizar um trabalho preventivo e de resgate desses estudantes.
Abstract: This research aimed to identify the perception of different historical subjects about dropping out from the Customer Service course, offered by the Youth and Adult Education Integrated with Vocational Education, a specific course modality on IFTO – Campus Palmas. Besides, other objectives of specific characters were established. The first was the identification of dropout rates of EJA/EPT courses on IFTO – Campus Palmas, from 2017 to 2018. The second was related to identifying the factors that lead to school dropout. The third was the analysis of the strategies that the institution has used to improve school permanence. The main question we ask in this paper is: what is the perception of the different subjects concerning dropout in the Customer Service course, offered in the EJA/EFA modality? The theme chosen was due to the high number of students who dropped out in recent years. The methodological approach adopted in this research is centered on a dialectical perspective since it seeks to reveal contradictory elements, relating them to social logic, demanding an analysis based on the socio-political, socio-cultural and economic context. The investigative procedures were based on qualitative and quantitative research and case study. The methodological resources for data collection were: bibliographic research, documentary research, field research with applications of questionnaires and finally, the elaboration of an educational product. To construct an empirical basis, Customer Service students (enrolled and evaded) and teachers were selected, as well as the Permanence and Success Committee members of Palmas Campus. As theoretical contribution to the reflections of this research were studied researchers such as Cruz; Gonçalves (2015); Dal-Farra; Lopes (2013); Dore; Lüscher (2011); De Oliveira; Machado (2012); Mayo (2004); Moura (2007; 2012), Paulo Freire (2011); Gadotti (2006), among others. As an educational product, a project named “The IFTO Student Evasion Life Observatory” was created to be developed by all units of the institution, as an act of the Institutional Strategic Plan for Access, Permanence and Success of IFTO Students. The survey results demonstrated that dropout cases are related to several factors. The teachers pointed out as dropout factors: financial and study difficulties; insufficient attendance and difficulty to conciliate school and work. On the other hand, students pointed out: the difficulty in reconciling study and work; personal problems and difficulty in keeping up the course due to time out of school. The students also highlighted that assistance programs do influence the decision to stay or leave the course, such as stay, food and transport allowance. The research results reveal the need for efforts by different institutions spheres of activity (managers, teachers, administrative technicians), to establish actions that support students' permanence on the Customer Service course through monitoring each student as proposed by The IFTO Student Evasion Life Observatory. Based on the data collected by the Observatory, it will be possible to evaluate the necessary measures for each case to perform a preventive word and rescue these students from evasion.
Palavras-chave: Educação Profissional
Proeja
Evasão
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/848
Data do documento: 20-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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