Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/847
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ
Título(s) alternativo(s): ATTRACTIVENESS OF THE TEACHER CAREER UNDER THE PERCEPTION OF STUDENTS CONCLUDING IN THE GOVERNMENT OF THE GOIANO CAMPUS URUTAÍ FEDERAL INSTITUTE
Autor(es): Santos, Bruna Fernandes
Primeiro Orientador: Mota, Eliane Fonseca Campos
Resumo: Essa investigação tem como tema a atratividade pela carreira docente. A baixa atratividade por essa profissão tem gerado consequências negativas para a educação básica, em algumas áreas como matemática, Química, Física e Ciências Biológicas não há professores e quando tem, em algumas situações o professor é formado em outra área que não a sua de atuação. Vários fatores têm contribuído para a escassez de profissionais para a docência, tais como, a desvalorização social, econômica, psicológica, obsolescência, a desqualificação, dentre outras. Por tanto, essa pesquisa teve como objetivo investigar a atratividade da carreira docente sob a percepção de jovens concluintes do Ensino Médio do IF Goiano Campus Urutaí, pois o IF Goiano oferta três cursos de licenciaturas, a saber, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas. Por ano concluem em torno de três a quatro turmas de ensino médio que supriria a demanda, ou seja, as vagas disponibilizadas por esses cursos. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com 27 questões, sendo 14 fechadas e 13 abertas, as questões fechadas foram formuladas para apreender o perfil do aluno (sexo, idade, curso, etc.), as questões abertas tinham como objetivo a investigação sobre a escolha profissional desses alunos de forma mais ampla e sobre a concepção sobre a profissão docente e em seguida as questões tratavam especificamente dos fatores de atratividade para a carreira docente e para os cursos (Ciências Biológicas, Química e Matemática) ofertados no campus Urutaí. Como resultados obtivemos do total de 85 alunos participantes da pesquisa 28,23% do sexo feminino e 71,76% do sexo masculino, 50,58% possuem dezoito anos ou mais e 49,41% dos alunos são menores de dezoito anos. No curso integrado à Agropecuária e Biotecnologia, 95,52% e 77,77% dos alunos, respectivamente, se identificam com o curso mesmo havendo influência da família na escolha desse curso. Em relação à docência 37,64% dos jovens em algum momento já pensaram em ser professor e 62,35% nunca pensaram em ser professor. Concluímos nesse estudo que a carreira docente para os alunos concluintes do ensino médio do IF Goiano Campus Urutaí não é atrativa para eles.
Abstract: This research has as its theme the attractiveness of the teaching career. The low attractiveness for this profession has generated negative consequences for basic education, in some areas such as mathematics, chemistry, physics and biological sciences there are no teachers and when there are, in some situations the teacher is trained in another area other than his or her . Several factors have contributed to the shortage of professionals for teaching, such as, social devaluation, economic, psychological, obsolescence, disqualification, among others. Therefore, this research has as objective to investigate the attractiveness of the teaching career under the perception of high school graduates of the IF Goiano Campus Urutaí, because IF Goiano offers three undergraduate courses, namely, Degree in Mathematics, Degree in Chemistry and Degree in Biological Sciences, conclude around three to four high school classes that would meet the demand, that is, the vacancies made available by these courses. As a data collection instrument, a questionnaire was applied with 27 questions, of which 14 were closed and 13 were open, the closed questions were formulated to capture the student's profile (gender, age, course, etc.). research on the professional choice of these students more broadly and on the conception about the teaching profession and then the issues specifically dealt with the attractiveness factors for the teaching career and the courses (Biological Sciences, Chemistry and Mathematics) offered on campus Urutaí. As preliminary results, we obtained 28.23% of the female students and 71.76% of the male students, 50.58% were eighteen or more years old, and 49.41% of the students were under the age of eighteen. In the integrated course to Agriculture and Biotechnology, 95.52% and 77.77% of the students, respectively, identify themselves with the course, even though there is influence of the family in the choice of this course. Regarding teaching 37.64% of young people at some point have thought about being a teacher and 62.35% never thought about being a teacher.We concluded in this study that the teaching career for the high school graduates of IF Goiano Campus Urutaí is not attractive to them.
Palavras-chave: atratividade, carreira docente, licenciaturas, ensino médio.
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/847
Data do documento: 6-Nov-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Bruna Fernandes Santos.pdfATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ891,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.