Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/847
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mota, Eliane Fonseca Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7341314548881070pt_BR
dc.creatorSantos, Bruna Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8663963075267206pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-27T10:40:42Z-
dc.date.available2020-03-27-
dc.date.available2020-01-27T10:40:42Z-
dc.date.issued2019-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/847-
dc.description.abstractThis research has as its theme the attractiveness of the teaching career. The low attractiveness for this profession has generated negative consequences for basic education, in some areas such as mathematics, chemistry, physics and biological sciences there are no teachers and when there are, in some situations the teacher is trained in another area other than his or her . Several factors have contributed to the shortage of professionals for teaching, such as, social devaluation, economic, psychological, obsolescence, disqualification, among others. Therefore, this research has as objective to investigate the attractiveness of the teaching career under the perception of high school graduates of the IF Goiano Campus Urutaí, because IF Goiano offers three undergraduate courses, namely, Degree in Mathematics, Degree in Chemistry and Degree in Biological Sciences, conclude around three to four high school classes that would meet the demand, that is, the vacancies made available by these courses. As a data collection instrument, a questionnaire was applied with 27 questions, of which 14 were closed and 13 were open, the closed questions were formulated to capture the student's profile (gender, age, course, etc.). research on the professional choice of these students more broadly and on the conception about the teaching profession and then the issues specifically dealt with the attractiveness factors for the teaching career and the courses (Biological Sciences, Chemistry and Mathematics) offered on campus Urutaí. As preliminary results, we obtained 28.23% of the female students and 71.76% of the male students, 50.58% were eighteen or more years old, and 49.41% of the students were under the age of eighteen. In the integrated course to Agriculture and Biotechnology, 95.52% and 77.77% of the students, respectively, identify themselves with the course, even though there is influence of the family in the choice of this course. Regarding teaching 37.64% of young people at some point have thought about being a teacher and 62.35% never thought about being a teacher.We concluded in this study that the teaching career for the high school graduates of IF Goiano Campus Urutaí is not attractive to them.pt_BR
dc.description.resumoEssa investigação tem como tema a atratividade pela carreira docente. A baixa atratividade por essa profissão tem gerado consequências negativas para a educação básica, em algumas áreas como matemática, Química, Física e Ciências Biológicas não há professores e quando tem, em algumas situações o professor é formado em outra área que não a sua de atuação. Vários fatores têm contribuído para a escassez de profissionais para a docência, tais como, a desvalorização social, econômica, psicológica, obsolescência, a desqualificação, dentre outras. Por tanto, essa pesquisa teve como objetivo investigar a atratividade da carreira docente sob a percepção de jovens concluintes do Ensino Médio do IF Goiano Campus Urutaí, pois o IF Goiano oferta três cursos de licenciaturas, a saber, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas. Por ano concluem em torno de três a quatro turmas de ensino médio que supriria a demanda, ou seja, as vagas disponibilizadas por esses cursos. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário com 27 questões, sendo 14 fechadas e 13 abertas, as questões fechadas foram formuladas para apreender o perfil do aluno (sexo, idade, curso, etc.), as questões abertas tinham como objetivo a investigação sobre a escolha profissional desses alunos de forma mais ampla e sobre a concepção sobre a profissão docente e em seguida as questões tratavam especificamente dos fatores de atratividade para a carreira docente e para os cursos (Ciências Biológicas, Química e Matemática) ofertados no campus Urutaí. Como resultados obtivemos do total de 85 alunos participantes da pesquisa 28,23% do sexo feminino e 71,76% do sexo masculino, 50,58% possuem dezoito anos ou mais e 49,41% dos alunos são menores de dezoito anos. No curso integrado à Agropecuária e Biotecnologia, 95,52% e 77,77% dos alunos, respectivamente, se identificam com o curso mesmo havendo influência da família na escolha desse curso. Em relação à docência 37,64% dos jovens em algum momento já pensaram em ser professor e 62,35% nunca pensaram em ser professor. Concluímos nesse estudo que a carreira docente para os alunos concluintes do ensino médio do IF Goiano Campus Urutaí não é atrativa para eles.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Fernandes Santos (2015101221230078@ifgoiano.edu.br) on 2020-01-15T22:44:36Z No. of bitstreams: 1 TCC final.pdf: 662922 bytes, checksum: 83694dc86bd9eebe99930fe975105c25 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O documento deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura não esteja inserida na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf   O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa.  Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2020-01-16T10:06:04Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Fernandes Santos (2015101221230078@ifgoiano.edu.br) on 2020-01-24T19:03:13Z No. of bitstreams: 1 TC versão 4 - Copia.pdf: 912912 bytes, checksum: c842fc73cf74c4f806b8896952ac7fa0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-01-27T10:40:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC versão 4 - Copia.pdf: 912912 bytes, checksum: c842fc73cf74c4f806b8896952ac7fa0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-27T10:40:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC versão 4 - Copia.pdf: 912912 bytes, checksum: c842fc73cf74c4f806b8896952ac7fa0 (MD5) Previous issue date: 2019-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectatratividade, carreira docente, licenciaturas, ensino médio.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADEpt_BR
dc.titleATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍpt_BR
dc.title.alternativeATTRACTIVENESS OF THE TEACHER CAREER UNDER THE PERCEPTION OF STUDENTS CONCLUDING IN THE GOVERNMENT OF THE GOIANO CAMPUS URUTAÍ FEDERAL INSTITUTEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Bruna Fernandes Santos.pdfATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE SOB A PERCEPÇÃO DE ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ891,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.