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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE CARAMELO VEGANO ZERO AÇÚCAR
metadata.dc.creator: Mazão, Paula
metadata.dc.contributor.advisor1: Siqueira, Ana
metadata.dc.description.resumo: Tendo vista a necessidade de elaboração de produtos voltados a necessidades específicas, houve interesse em se trabalhar com um produto que além de ser diet também fosse vegetariano, respeitando as restrições alimentares mais atuais. Para isso, o objetivo desse estudo foi usar edulcorantes naturais, os chamados polióis, para elaborar uma bala dietética vegetariana, em duas formulações A (Xilitol e o Xarope de Maltitol) e B (Sorbitol) e submetê-las a análise sensorial do teste de preferência. A amostra mais preferida foi avaliada sensorialmente quanto à aceitação, gosto ideal doce e intenção de compra. A formulação mais preferida foi a A, na qual obteve boa aceitação, com escores acima de “gostei ligeiramente”. Para o gosto ideal, houve maiores frequências de respostas para a categoria “ideal”. Quanto à intenção de compra, a média das respostas obtidas foi acima de “possivelmente compraria”. Diante dos resultados, o produto pode apresentar potencial de mercado, para atender não somente ao publico dietético, mas também aos demais públicos, tais como consumidores padrões e/ou população com restrições calóricas, além dos adeptos ao vegetarianismo.
Abstract: Given the need to develop products geared to specific needs, there was interest in working with a product that is not only diet but also vegetarian, respecting the most current dietary restrictions. For this purpose, the aim of this study was to use natural sweeteners, the so-called polyols, to make a vegetarian diet candy in two formulations A (Xylitol and Maltitol Syrup) and B (Sorbitol) and subject them to sensory analysis of the preferably. The most preferred sample was sensorially evaluated for acceptance, sweet ideal taste and purchase intention. The most preferred formulation was A, in which it was well accepted, with scores above “slightly liked”. For optimal taste, there were higher frequencies of responses to the “ideal” category. Regarding purchase intent, the average of the answers obtained was above “possibly buy”. Given the results, the product may have market potential to serve not only the dietary public, but also other audiences, such as standard consumers and / or calorie-restricted population, as well as vegetarianism.
Keywords: Xilitol
Bala
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/826
Issue Date: 9-Dec-2019
Appears in Collections:Tecnologia em Alimentos

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