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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: USO DO JOGO DOMINÓ ORGÂNICO COMO MÉTODO COMPLEMENTAR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA
Autor(es): Costa, Jordanna Marra da Fonseca
Primeiro Orientador: Nascimento, Marlúcio Tavares do
Primeiro Membro da Banca: Silveira, Adriane da Silveira
Segundo Membro da Banca: Resende, Erika Crispim
Resumo: A química é de suma importância para o desenvolvimento científico-tecnológico, ela colabora para o alcance social, econômico e político. A sociedade e seus membros interagem com os saberes químicos por diversos meios, principalmente no meio acadêmico. Historicamente, a disciplina sofre repulsa por parte dos alunos, que se justifica por sua complexidade e dificuldade na apreensão dos conteúdos. Nas últimas décadas, tem sido realizadas reflexões e pesquisas objetivando novas estratégias que lidem com a dificuldade na aprendizagem, abordagens alternativas, (jogos, aulas práticas, visitas técnicas) para a mediação dos conhecimentos na disciplina. Os jogos podem criar condições para que o conhecimento seja consolidado, a utilização deste recurso permite o desenvolvimento do estudante sob a perspectiva criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, o estudante exercita o plano imaginário, permitindo o desenvolvimento de capacidades de imaginar situações, representar papéis, seguir regras de conduta de sua cultura, entre outros. Este estudo objetivou a confecção e aplicação do jogo Dominó Orgânico para alunos do 3° Ano do ensino médio, como forma de avaliar a viabilidade dessa ferramenta no ambiente escolar. Após a aplicação do jogo, por meio de questionários, houve o levantamento de dados para avaliar a proposta, os dados foram tratados e avaliados,os resultados confirmaram ser uma proposta com satisfatória aceitação pelos alunos e que auxilia no sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é possível concluir que os jogos didáticos ou outras atividades que envolvam o ludismo devem ser utilizados no ambiente escolar, por alunos e professores, para facilitar a fixação de conteúdos.
Abstract: Chemistry is of paramount importance for scientific-technological development, it contributes to social, economic and political reach. Society and its members interact with chemical knowledge by various means, especially in academia. Historically, the discipline is repulsed by students, which is justified by its complexity and difficulty in grasping the contents. In the last decades, reflections and researches have been carried out aiming at new strategies that deal with learning difficulties, alternative approaches (games, practical classes, technical visits) for the mediation of knowledge in the discipline. Games can create conditions for knowledge to be consolidated, the use of this resource allows the development of the student from the creative, affective, historical, social and cultural perspective. Playing, the student exercises the imaginary plane, allowing the development of skills to imagine situations, play roles, follow rules of conduct of their culture, among others. This study aimed to make and apply the Organic Domino game for students of the 3rd year of high school, as a way to evaluate the viability of this tool in the school environment. After the application of the game, through questionnaires, data were collected to evaluate the proposal, the data were treated and evaluated, the results confirmed to be a proposal with satisfactory acceptance by the students and that helps in the success of the teaching and learning process. Thus, it is possible to conclude that educational games or other activities that involve playfulness should be used in the school environment by students and teachers, to facilitate the fixation of contents.
Palavras-chave: Jogos didáticos
Educação
Ensino de química
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Citação: ALMEIDA, H. W. S. Brincoquímica: uma ferramenta lúdico – pedagógica para o ensino de química orgânica. Universidade de Brasília, monografia de graduação. Brasília, 2012. ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática da ciência. Campinas: Papirus, 1995. BERGAMO, Química Encantada: Os jogos no ensino da Química. Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, monografia de graduação. Fortaleza, 2012. BORGES, A. A; SILVA, C. M. A Docência em Química: Um Estudo das Concepções dos Professores da Rede Pública de Formiga-MG. Periódicos, Vol. 6, N° 2, 2011. BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 2, Brasília. MEC, 2008. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília. MEC, 2000 CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T.M; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, Botucatu, p. 35-48, 2003. CASTRO, B. J; COSTA, P. C. F. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/821
Data do documento: 4-Dez-2019
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