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dc.contributor.advisor1Nascimento, Marlúcio Tavares do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2848229244350009pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Adriane da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7864257012815507pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Erika Crispim-
dc.creatorCosta, Jordanna Marra da Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3612330922687288pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-06T11:30:40Z-
dc.date.available2019-12-19-
dc.date.available2020-01-06T11:30:40Z-
dc.date.issued2019-12-04-
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dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/821-
dc.description.abstractChemistry is of paramount importance for scientific-technological development, it contributes to social, economic and political reach. Society and its members interact with chemical knowledge by various means, especially in academia. Historically, the discipline is repulsed by students, which is justified by its complexity and difficulty in grasping the contents. In the last decades, reflections and researches have been carried out aiming at new strategies that deal with learning difficulties, alternative approaches (games, practical classes, technical visits) for the mediation of knowledge in the discipline. Games can create conditions for knowledge to be consolidated, the use of this resource allows the development of the student from the creative, affective, historical, social and cultural perspective. Playing, the student exercises the imaginary plane, allowing the development of skills to imagine situations, play roles, follow rules of conduct of their culture, among others. This study aimed to make and apply the Organic Domino game for students of the 3rd year of high school, as a way to evaluate the viability of this tool in the school environment. After the application of the game, through questionnaires, data were collected to evaluate the proposal, the data were treated and evaluated, the results confirmed to be a proposal with satisfactory acceptance by the students and that helps in the success of the teaching and learning process. Thus, it is possible to conclude that educational games or other activities that involve playfulness should be used in the school environment by students and teachers, to facilitate the fixation of contents.pt_BR
dc.description.resumoA química é de suma importância para o desenvolvimento científico-tecnológico, ela colabora para o alcance social, econômico e político. A sociedade e seus membros interagem com os saberes químicos por diversos meios, principalmente no meio acadêmico. Historicamente, a disciplina sofre repulsa por parte dos alunos, que se justifica por sua complexidade e dificuldade na apreensão dos conteúdos. Nas últimas décadas, tem sido realizadas reflexões e pesquisas objetivando novas estratégias que lidem com a dificuldade na aprendizagem, abordagens alternativas, (jogos, aulas práticas, visitas técnicas) para a mediação dos conhecimentos na disciplina. Os jogos podem criar condições para que o conhecimento seja consolidado, a utilização deste recurso permite o desenvolvimento do estudante sob a perspectiva criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, o estudante exercita o plano imaginário, permitindo o desenvolvimento de capacidades de imaginar situações, representar papéis, seguir regras de conduta de sua cultura, entre outros. Este estudo objetivou a confecção e aplicação do jogo Dominó Orgânico para alunos do 3° Ano do ensino médio, como forma de avaliar a viabilidade dessa ferramenta no ambiente escolar. Após a aplicação do jogo, por meio de questionários, houve o levantamento de dados para avaliar a proposta, os dados foram tratados e avaliados,os resultados confirmaram ser uma proposta com satisfatória aceitação pelos alunos e que auxilia no sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é possível concluir que os jogos didáticos ou outras atividades que envolvam o ludismo devem ser utilizados no ambiente escolar, por alunos e professores, para facilitar a fixação de conteúdos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordanna Marra da Fonseca Costa (2016105221530010@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-18T18:04:19Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Jordanna Marra.pdf: 1552952 bytes, checksum: 4bd9c8a4c1beb5b42952b4898a0ae37d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Boa tarde Jordanna, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O documentos deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o documento não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado ao trabalho acadêmico, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2019-12-18T18:52:29Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jordanna Marra da Fonseca Costa (2016105221530010@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-20T11:39:27Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Jordanna Marra.pdf: 1552952 bytes, checksum: 4bd9c8a4c1beb5b42952b4898a0ae37d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Boa tarde Jordanna, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não foi anexado à submissão. O documentos deve constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura o documento não esteja inserido na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado ao trabalho acadêmico, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2019-12-20T18:44:54Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jordanna Marra da Fonseca Costa (2016105221530010@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-22T12:34:05Z No. of bitstreams: 1 tcc_ Jordanna Marra.pdf: 1744633 bytes, checksum: 867e787c96dc16c338c0bbb677ee5c34 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleUSO DO JOGO DOMINÓ ORGÂNICO COMO MÉTODO COMPLEMENTAR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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