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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: OS IMPACTOS DO PRONERA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO PADRE NILO
metadata.dc.creator: Sousa Filho, João Bertolino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Michel Rezende da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho abordou os impactos de um Curso de Educação de Jovens e Adultos no Assentamento Padre Nilo, seguindo os conceitos de Educação no/do Campo, que leva em consideração o território onde ocorre o curso e, também as especificidades dos Projetos de Assentamentos da Reforma Agrária em Goiás. Isso, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, que trata a Educação na perspectiva dos Direito Humanos, garantidos na Constituição Federal e outros instrumentos legais. Para aferir tais impactos, foi utilizado uma Roda de Conversas com egressos do curso e membros da comunidade assentada. Essa técnica foi utilizada após a exibição de um filme documentário realizado pela coordenação do Curso, com estudantes do Pronera de outros municípios goianos. A pesquisa revelou o quão foi importante para os assentados, uma vez que alguns que não sabiam ler, passaram a ler e fazer contas básicas e possibilitou a todos administrarem melhor seus estabelecimentos rurais e, também o manejo adequado nas atividades agrícolas e agropecuárias.
Abstract: This paper addressed the impacts of a Youth and Adult Education Course on the Father Nilo Settlement, following the concepts of Education in/of the Countryside, which takes into consideration the territory where the course takes place and also the specificities of Settlement Projects of the Agrarian Reform in Goiás. This, following the guidelines of the Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera, National Program of Education in Agrarian Reform), which treats Education from the perspective of Human Rights, guaranteed by the Federal Constitution and other legal instruments. To measure these impacts, a conference was held with graduates of the course and members of the settled community. This technique was used after the exhibition of a documentary film made by the Course coordination, with Pronera students from other cities of Goiás. The research revealed how important it was to the settlers, since some who could not read, they began to read and do basic math and allowed everyone to better manage their allotment and also to do the proper management of animals.
Keywords: Educação do campo
Reforma agrária
Pronera
Direitos humanos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/814
Issue Date: 23-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Humanidades

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