Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/800
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA MODERNIZAÇÃO AGRÁRIA: UMA ABORDAGEM SOB UM PERSPECTIVA CRÍTICA/REFLEXIVA
metadata.dc.creator: Almeida, Ariel Caires Peixoto de
metadata.dc.contributor.advisor1: Menezes, Priscylla Karoline de Menezes
metadata.dc.description.resumo: Este artigo discute a educação ambiental, tendo em vista as transformações sócio/econômicas e culturais advindas da tecnificação e modernização agrária. O debate acerca da educação ambiental e o meio rural e sua importância para a formação camponesa enquanto prática de reflexão/transformação, compõe os principais pontos tratados neste trabalho. Para isso foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, através de revisão bibliográfica e da análise da opinião de diferentes autores para dissertar acerca do tema. Objetivou-se consolidar perspectivas teóricas que contribuem para o processo de formação ambiental do camponês. Por fim, foram feitos apontamentos para uma prática educativa que favoreça uma educação ambiental crítica e transformadora. Os resultados da pesquisa demonstraram que é imprescindível contemplar as novas relações entre os sujeitos, seus conhecimentos e tradições, pois dessa maneira, será possível formar cidadãos críticos, reflexivos e participativos que objetivem encontrar alternativas e soluções para os problemas ambientais derivados do processo de modernização das atividades no campo.
Abstract: This article discusses environmental education, in view of the socio/Economic and cultural transformations arising from the advancement of technology and agrarian modernization. The debate on environmental education and the rural environment and its importance for peasant formation as a practice of reflection/transformation, comprises the main points discussed in this work. In this work, the qualitative research method was used, through a bibliographic review and analysis of the opinion from different authors in order to discuss the theme. The objective was to consolidate theoretical perspectives that contribute to the process of environmental formation of the peasant. The results of the research showed that it is essential to contemplate the new relationships among the subjects, their knowledge and traditions, because in this way, it will be possible to train critical, reflective and participative citizens that aim to find alternatives and solutions to environmental problems derived from the process of modernization of activities in the field.
Keywords: Educação ambiental
Modernização agrária
Camponês
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/800
Issue Date: 29-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_ Ariel Caires Peixoto de Almeida.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.