Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/783
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: ENTRE O SABER E O FAZER
Autor(es): Silva, Claudia Luciana Magalhães
Primeiro Orientador: Dias, Naildir Alves do Amaral
Primeiro Membro da Banca: Nascimento, Marlúcio Tavares do
Segundo Membro da Banca: Proto, Leonardo Venícius Parreira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar, descrever e analisar uma prática da transposição didática no trabalho docente em uma escola pública de educação básica, refletindo sobre o processo de aprendizagem, a relação entre professor e aluno e os conteúdos trabalhados, bem como as principais dificuldades encontradas na prática vivenciada. Especificamente, objetiva descrever a experiência que um docente da educação básica possui na transposição da sequência didática enquanto recurso metodológico; analisar se, ao usar a transposição didática, o professor faz contextualização dos conteúdos e se o saber ensinado, de fato, atingirá os objetivos propostos; também, refletir se o saber ensinado pelo docente reproduz o que o mesmo vivenciou em sua formação escolar. Nesse sentido, algumas questões nortearam a busca dos objetivos propostos, à saber, a Transposição Didática (TD) tem sido apresentada de forma clara e lógica, na percepção do professor e dos alunos? O recurso utilizado faz sentido para o aluno? Quais são as contribuições desse processo para a compreensão dos diferentes conceitos? Quais são as contribuições desse estudo para minha formação como pesquisadora? Nesse percurso, discutiu-se a conceituação de formação de professores e de transposição didática, com base em alguns autores e tendo como foco a educação básica. Para realização desse estudo foi observado uma aula de História, no ensino médio de uma escola pública, para a partir de então realizar uma análise dessa prática perante os conceitos explanados. Durante a análise, constatou-se que a formação oferecida aos professores ainda possui lacunas, como a ausência de conteúdos referentes à Transposição Didática, o que demanda maior habilidade do profissional para exercer a sua função. O estudo conta também com reflexões da autora acerca de seu processo construtivo, enquanto professora e pesquisadora, demonstrando um pouco das dificuldades e expectativas inerentes a esse processo.
Abstract: This paper aims to observe, describe and analyze a practice of didactic transposition in teaching work in a public school of basic education, reflecting on the learning process, the relationship between teacher and student and the contents worked, as well as the main difficulties encountered in this practice experienced. Specifically, it aims to describe the experience that a teacher of basic education has in transposing the didactic sequence as a methodological resource; analyze if, using the didactic transposition, the teacher contextualizes the contents and if the knowledge taught, in fact, will reach the proposed objectives; also, to reflect if the knowledge taught by the teacher reproduces what he / she experienced in his / her school formation. In this sense, some questions guided the pursuit of the proposed objectives, namely Didactic Transposition (TD) has been presented clearly and logically, in the perception of the teacher and the students? Does the resource used make sense to the student? What are the contributions of this process to the understanding of different concepts? What are the contributions of this study to my education as a researcher? In this course, the concept of teacher education and didactic transposition were discussed, based on some authors and focusing on basic education. For the accomplishment of this study, a history class was observed, in the high school of a public school, from then on to perform an analysis of this practice before the explained concepts. During the analysis, it was found that the training offered to teachers still has gaps, such as the absence of contents related to Didactic Transposition, which demands greater ability of the professional to perform their function. The study also has reflections of the author about her constructive process, as a teacher and researcher, demonstrating a little of the difficulties and expectations inherent in this process.
Palavras-chave: Transposição didática
Formação de professores
Experiência
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/783
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata defesa Artigo Humanidades .pdf424,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE.pdf469,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo_Claudia Luciana Magalhães Silva.pdf304,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.