Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/753
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A LITERATURA E SUA IMPORTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INTELECTUAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Silva, Poliana Vaz da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Bruno Silva de
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem como objetivo investigar, por meio de revisão bibliográfica, a importância da literatura como ferramenta na estratégia de formação intelectual dos alunos da educação infantil. Assim, a escola tem papel importante na construção do caráter do cidadão. Ele deve ser crítico, desenvolver suas próprias opiniões e ser capaz de intervir no meio social onde está inserido. Essas qualidades devem ser formadas no início dos anos escolares e perdurar no processo educacional. Quando o aluno traz consigo essa bagagem, o hábito de ler torna-se prazeroso, isso enriquece o seu conhecimento superando suas expectativas e rompendo os horizontes do conhecimento. Dessa forma, constatamos nos trabalhos analisados, que a literatura tem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, pois contribui para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Portanto, incentivar o hábito da leitura na infância, onde estes são formados, se faz necessário devido sua relevância para o desenvolvimento integral dos alunos. Neste contexto, o hábito da leitura ainda na educação infantil é uma peça fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois a mesma é um ser particular, portadora de potencialidades, mas também dificuldades e limitações.
Abstract: The work aims to investigate, through bibliographic review, the importance of literature as a tool in the strategy of intellectual training of students of early childhood education. Thus, the school has an important role in building the character of the citizen. It must be critical, develop its own opinions and be able to intervene in the social environment where it is inserted. These qualities must be formed at the beginning of school years and persist in the educational process. When the student brings with him/her this baggage, the habit of reading becomes pleasurable, this enriches their knowledge exceeding their expectations and breaking the horizons of knowledge. In this way, we verified in the analysed works, that literature has an important role in the process of teaching and learning, because it contributes to the cognitive development of students. Therefore, it is necessary to encourage the habit of reading in childhood, where they are formed, because of its relevance to the integral development of students. In this context, the habit of reading still in early childhood education is a fundamental part for the integral development of the child, because it is a particular being with potentialities, but also difficulties and limitations.
Keywords: Estratégia
Literatura
Alunos
Educação infantil
Aprendizado
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Iporá
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/753
Issue Date: 3-Oct-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mon_especialização_Poliana Vaz da Silva.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.