Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/732
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA SE ENSINAR SAÚDE COMO CONTEÚDO DE CIÊNCIAS, PARA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II
Título(s) alternativo(s): Saúde em foco: a utilização de estratégias lúdica no ensino de ciências no ensino fundamental II
Autor(es): Costa, Daniel Silva Alvarenga
Primeiro Orientador: Oliveira, Renata Rolins da Silva
Primeiro Membro da Banca: Faria Filho, Fausto de Melo
Segundo Membro da Banca: Santos, Maria Lícia dos
Resumo: A dificuldade de aprendizagem apresentada por diversos estudantes na área da ciências do ensino fundamental, é algo facilmente encontrado. Logo percebe-se a enorme dificuldade encontrada pelos alunos em se interessarem e aprenderem sobre o conteúdo de ciências, este que apresenta assuntos complexos e sem experimentação. No que se diz respeito ao conteúdo de saúde, incluso a disciplina de ciências, refere-se a um tema que deve ser abordado e ensinado de forma satisfatória, por se tratar de um assunto importante, e que muitas vezes só é comentado em sala de aula. A disciplina geral de ciências, apresenta termos e definições dificultosos a se aprender, ocorre com o tema saúde, este apresenta inúmeros termos, palavras e definições muito teóricas. Desta forma a fim de conseguir suprir a carência de aprendizado concreto, busca-se estratégias que possam permear o ambiente, e auxiliem o professor na sua regência. A inserção da utilização de estratégias lúdicas vem a ser uma boa alternativa para driblar os problemas encontrados em sala de aula. Uma vez que essas estratégias tornam as aulas dinâmicas, permitem que os alunos sejam incentivados pela mudança na rotina de aulas exclusivamente expositivas, podendo se tornar um potencial de aprendizado aos mesmos. Pensando nisso foi elaborada uma intervenção focada na área de ciências com ênfase na área da saúde, visualizando as dificuldades encontradas no aprendizado. Tais ações foram aplicadas aos alunos do Colégio Estadual de Período Integral Maria Carmelita, com intuito de estimular os alunos a respeito do conteúdo e ainda incentivá-los a cooperação. Durante as ações, os alunos socializavam-se uns com os outros, uma vez que várias dinâmicas exigem o trabalho grupal. O principal objetivo das intervenções é a obtenção da aprendizagem significativa, um ensino do conteúdo de saúde, utilizando uma estratégia lúdica, com dinâmicas, jogos, desenhos, colagens, etc. Através de ações semanais, que permitam uma maior fixação de conteúdo, tornando o ensino concreto e satisfatório. Com intenção ainda de que a partir da participação nas ações previstas, os estudantes aprendam e comecem a ter bons hábitos, como se alimentar de melhor maneira, reduzir a chance destes se envolverem com drogas licitas e ilícitas, conhecerem doenças, ações de profilaxia básicas, etc. Hábitos estes que propiciem benefícios à saúde e qualidade de vida. O presente trabalho caracteriza-se como uma alternativa para auxiliar o processo educativo, por favorecer a construção do conhecimento, tornando o ensino-aprendizagem mais efetivo. Além de enfatizar a educação alimentar, comportamental e corporal, contribuindo no desenvolvimento de hábitos e escolhas saudáveis aliados ao ensino de conteúdos curriculares de ciências, diminuindo a dicotomia teoria e prática. Podendo visualizar que a intervenção teve um poder de fixação de informações e interpretação de fatos. Assim, reflete-se que é possível superar as dificuldades que permeiam a forma habitual do ensino, com estratégias simples, mas pouco exploradas. Além de expor o conteúdo de uma forma diferenciada, a ação faz dos alunos participantes ativos na busca por conhecimento, transformando saber cotidiano em saber científico, atuando como material potencialmente significativo, possibilitando a aprendizagem concreta.
Abstract: The learning disability presented by several students in the area of elementary school science is easily found. We soon realize the enormous difficulty found by students to be interested and learn about the content of science, which presents complex subjects and without experimentation. Regarding health content, including the science discipline, it refers to a subject that should be satisfactorily addressed and taught, as this is an important subject, and is often only commented in the classroom. class. The general science discipline, which has difficult terms to learn and definitions, occurs with the health theme, it has many very theoretical terms, words and definitions. Thus, in order to be able to supply the lack of concrete learning, we seek strategies that can permeate the environment, and assist the teacher in its conducting. The inclusion of the use of playful strategies is a good alternative to circumvent the problems encountered in the classroom. Since these strategies make classes dynamic, they allow students to be encouraged by the change in the routine of lectures exclusively and can become a learning potential for them. With this in mind, an intervention focused on the area of science with emphasis on health was elaborated, visualizing the difficulties encountered in learning. These actions were applied to the students of the Maria Carmelita Full-time State College, in order to encourage the students about the content and to encourage their cooperation. During the actions, students socialized with each other, since various dynamics require group work. The main objective of the interventions is to obtain meaningful learning, a teaching of health content, using a playful strategy, with dynamics, games, drawings, collages, etc. Through weekly actions that allow a greater fixation of contents, making the teaching concrete and satisfactory. Also with the intention that from participating in the planned actions, students learn and start to have good habits, how to eat better, reduce the chance of them to get involved with licit and illicit drugs, know diseases, basic prophylaxis actions, etc. These habitats provide health benefits and quality of life. The present work is characterized as an alternative to help the educational process, favoring the construction of knowledge, making teaching and learning more effective. In addition to emphasizing food, behavioral and body education, contributing to the development of healthy habits and choices coupled with the teaching of science curriculum content, reducing the theory and practice dichotomy. Being able to visualize that the intervention had a power of fixing of information and interpretation of facts. Thus, it is reflected that it is possible to overcome the difficulties that permeate the usual form of teaching, with simple but little explored strategies. In addition to exposing the content in a different way, the action makes students active participants in the search for knowledge, transforming everyday knowledge into scientific knowledge, acting as potentially meaningful material, enabling concrete learning.
Palavras-chave: Saúde. Lúdico. Aprendizagem. Ensino.
Ciências.
Área do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/732
Data do documento: 12-Nov-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Concluído Daniel .pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.