Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/729
Tipo: Dissertação
Título: CONDIÇÕES CURRICULARES PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA INCLUSIVA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLA ESTADUAL DE GOIÁS
Título(s) alternativo(s): CURRICULUM CONDITIONS FOR INCLUSIVE EDUCATIONAL PRACTICE: CASE STUDY IN GOIÁS STATE SCHOOL
Autor(es): Gonçalves, Jullyana Pimenta Borges
Primeiro Orientador: Felicio, Cinthia Maria
Primeiro Coorientador: Fernandes Sobrinho, Marcos
Primeiro Membro da Banca: Felicio, Cinthia Maria
Segundo Membro da Banca: Ribeiro, Cristiane Maria
Terceiro Membro da Banca: Longhin, Sandra Regina
Resumo: Nesta pesquisa, objetivamos conhecer as práticas educativas promovidas para a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em uma instituição de ensino público, da rede estadual de educação em Goiás, e a visão dos participantes sobre o potencial laboral destes alunos; bem como possibilidades para a futura inserção deles no mundo do trabalho. Para isso optou-se pela realização de pesquisa bibliográfica, documental e descritiva como orientação metodológica; um estudo de caso de abordagem qualitativa, como instrumentos de coleta de dados, entrevista e questionário semiestruturados e pesquisa documental. Os sujeitos pesquisados foram os coordenadores pedagógicos, professores de apoio (PA) à inclusão e professores regentes (PR) que atuam no Ensino Médio, em salas com alunos público-alvo da educação inclusiva. Por meio da pesquisa documental, foi possível a verificação de que, no ano de 2019, a escola atende a 15 alunos com NEE. Quanto à formação docente, entre os 35 participantes, somente 10 têm cursos relacionados à educação inclusiva, assim, constatamos uma demanda por formação voltada à essa área. Quanto a visão dos participantes sobre o potencial laboral dos alunos com NEE, observamos que, apesar de admitirem que os estudantes têm potencial para tal ingresso, nem todos parecem se responsabilizar ante essa questão. Sobre as práticas educativas relatadas, ponderamos a necessidade de ampliação das adequações curriculares para favorecer o aprendizado do aluno com NEE, e, além disso, ficou sinalizado um certo distanciamento entre professor e esse aluno, bem como entre PA e PR, o que denota uma desarticulação comprometedora do efetivo atendimento e aprendizagem do aluno. Diante do exposto, propomos a realização da Oficina pedagógica: (re)pensando a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais e formação para o mundo do trabalho, com o objetivo de promover um momento de formação e reflexão coletiva, em que os profissionais pudessem (re)ver conceitos importantes sobre a Educação Inclusiva e sobre mundo do trabalho na perspectiva de emancipação do sujeito. Foi possível apresentar conceitos importantes envolvendo as bases conceituais da educação profissional e tecnológica, discutir sobre a valorização das potencialidades dos alunos com NEE, necessidades de adequações curriculares e pensar aspectos das práticas pedagógicas que contribuiriam para o desenvolvimento de todos os alunos e assim colaborar com a futura construção de itinerários formativos de educação profissional e tecnológica, a ser implementado na escola pesquisada, conforme previsto na BNCC.
Abstract: The research aimed to know the educational practices promoted for the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in a public school of the state of Goias and the view of participants about the potential of these students for the working market. For that matter it was decided to carry out bibliographical, a documentary, and descriptive research as a methodological orientation. It is a study case of a qualitative approach such as instruments for data collection, semi-structured interviews, questionnaires, and documentary research. The individuals surveyed were the pedagogical coordinators, special needs teachers, and high school teachers in a classroom with students target audience with an inclusive education. Through documentary research it was possible to verify that in 2019. The school assists 15 students with SEN. In terms of teach education, among the 35 participants only 10 have courses related to inclusive education. Thus, we have found a demand for training focused on this particular area. Regarding the participants view of the working potential of students with SEN we observe that. Although admitting that students have the potential for such admission, not all were co-responsible with this issue. The reported educational practices we considered the need to expand the curriculum adaptations to favor the learning of students with SEN. Furthermore, a distance between a teacher and a student was signaled, such as between special needs teachers and leading teachers, which denotes a compromising disarticulation of the effective attendance for the students and their learning. In the face of the current situation we propose the realization of Pedagogical Workshop, rethinking the inclusion of students with special educational needs and employment training. The objective is promoting a moment of formation and collective reflection in which professionals could reconsider important concepts about inclusive education and the world of labour from the perspective of emancipation of the individual. It was possible to present important concepts involving the conceptual basis of vocational and technological education discussing the appreciation of the potential of the students with SEN needs of curricular adaptations and think aspects of pedagogical practices that can contribute to the development of all students. This way it is possible to collaborate with the future construction of training itineraries for professional and technological education to be implemented in the research school, as forseen in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [Common National Curriculum Base]
Palavras-chave: Formação Docente. Inclusão. Mundo do Trabalho. Necessidades Educacionais Especiais.
Teacher training. Inclusion. World of work. Special Educational Needs.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: ALVES, Z. M. M. B.; SILVA, M. H. G. F. D. da. Análise qualitativa de dados de entrevista: uma proposta. Paidéia. Ribeirão Preto, n. 2, p. 61-69, jul. 1992. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X 1992000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 Jan. 2018. ANTUNES, C. As inteligências Múltiplas e seus estímulos. Campinas, SP: Papirus, 1998. ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009. ARANHA, M. S. F. (org.). Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: SEESP/MEC, Brasília, 2003. BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p.48-67, mai./ago. 2013. BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/729
Data do documento: 5-Set-2019
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