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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AVALIAÇÃO DAS VIAS E ACESSOS DO IF GOIANO – CAMPUS CERES FRENTE ÀS NORMAS TÉCNICAS DE ACESSIBILIDAD
metadata.dc.creator: Dutra, Isabella Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Suelino Severino
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Eliane Rosa
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Joseane Rosa Santos
metadata.dc.description.resumo: As instituições de ensino superior recebem anualmente diversos alunos e, após a democratização do ensino, este público tem sido cada vez mais diversificado, dentre eles encontram-se as pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida. A acessibilidade é garantida por lei e os prédios públicos como as instituições federais de ensino devem se adequar para garantir a mobilidade com autonomia em suas dependências. As instituições que não se adequam a norma brasileira 9050 são aquelas que apresentam barreiras arquitetônicas que dificultam a execução de atividades e o pleno uso da universidade por aqueles que dependem de um bom ambiente planejado para suas necessidades motoras. O presente estudo analisou os principais prédios e espaços construídos do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, para averiguar se estes encontram-se de acordo com as especificações da norma. Os resultados apontaram que diversos prédios possuem graves erros de acessibilidade, foi constatado também que prédios mais novos possuem maior quantidade de especificações de acessibilidade implementadas, porém não atinge todos os tipos de necessidades de mobilidade. Conclui-se que ainda há muito a ser feito para que o IF Goiano – Campus Ceres se torne uma instituição modelo em acessibilidade, e possa desenvolver plenamente seu papel social de educar a todos, com as mesmas oportunidades.
Abstract: Higher education institutions receive several students annually, and after the democratization of education, this public has been increasingly diversified, among them are people with physical disabilities and reduced mobility. Accessibility is guaranteed by law and public buildings such as federal educational institutions must be adequate to guarantee mobility with autonomy in their facilities, institutions that do not comply with the Brazilian standard 9050 are those that have architectural barriers that hinder the execution of activities and full use of the university by those who depend on a good environment designed for their motor needs. The present study analyzed the main buildings and built spaces of the Federal Institute Goiano - Campus Ceres, to verify if they are in accordance with the specifications of the standard. The results showed that several buildings have serious accessibility errors, it was also found that newer buildings have more accessibility specifications implemented, but do not meet all types of mobility needs. It is concluded that much remains to be done for IF Goiano - Campus Ceres to become a model institution in accessibility, and to fully develop its social role of educating everyone with the same opportunities.
Keywords: Acessibilidade
Mobilidade
Educação
Normas
Legislação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituição extra IF Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/721
Issue Date: 22-Nov-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

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