Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Suelino Severino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1336178714174221pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Eliane Rosa-
dc.contributor.referee2Rezende, Joseane Rosa Santos-
dc.creatorDutra, Isabella Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9066122550740768pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T12:31:38Z-
dc.date.available2019-12-05-
dc.date.available2019-12-06T12:31:38Z-
dc.date.issued2019-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/721-
dc.description.abstractHigher education institutions receive several students annually, and after the democratization of education, this public has been increasingly diversified, among them are people with physical disabilities and reduced mobility. Accessibility is guaranteed by law and public buildings such as federal educational institutions must be adequate to guarantee mobility with autonomy in their facilities, institutions that do not comply with the Brazilian standard 9050 are those that have architectural barriers that hinder the execution of activities and full use of the university by those who depend on a good environment designed for their motor needs. The present study analyzed the main buildings and built spaces of the Federal Institute Goiano - Campus Ceres, to verify if they are in accordance with the specifications of the standard. The results showed that several buildings have serious accessibility errors, it was also found that newer buildings have more accessibility specifications implemented, but do not meet all types of mobility needs. It is concluded that much remains to be done for IF Goiano - Campus Ceres to become a model institution in accessibility, and to fully develop its social role of educating everyone with the same opportunities.pt_BR
dc.description.resumoAs instituições de ensino superior recebem anualmente diversos alunos e, após a democratização do ensino, este público tem sido cada vez mais diversificado, dentre eles encontram-se as pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida. A acessibilidade é garantida por lei e os prédios públicos como as instituições federais de ensino devem se adequar para garantir a mobilidade com autonomia em suas dependências. As instituições que não se adequam a norma brasileira 9050 são aquelas que apresentam barreiras arquitetônicas que dificultam a execução de atividades e o pleno uso da universidade por aqueles que dependem de um bom ambiente planejado para suas necessidades motoras. O presente estudo analisou os principais prédios e espaços construídos do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, para averiguar se estes encontram-se de acordo com as especificações da norma. Os resultados apontaram que diversos prédios possuem graves erros de acessibilidade, foi constatado também que prédios mais novos possuem maior quantidade de especificações de acessibilidade implementadas, porém não atinge todos os tipos de necessidades de mobilidade. Conclui-se que ainda há muito a ser feito para que o IF Goiano – Campus Ceres se torne uma instituição modelo em acessibilidade, e possa desenvolver plenamente seu papel social de educar a todos, com as mesmas oportunidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isabella Carvalho Dutra (2015103220510286@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-05T22:42:36Z No. of bitstreams: 1 TCC_ISABELLA.pdf: 6400466 bytes, checksum: e7692681b0b44edf0bee585af8718b0a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-06T12:31:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ISABELLA.pdf: 6400466 bytes, checksum: e7692681b0b44edf0bee585af8718b0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-06T12:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ISABELLA.pdf: 6400466 bytes, checksum: e7692681b0b44edf0bee585af8718b0a (MD5) Previous issue date: 2019-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituição extra IF Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNormaspt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO DAS VIAS E ACESSOS DO IF GOIANO – CAMPUS CERES FRENTE ÀS NORMAS TÉCNICAS DE ACESSIBILIDADpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ISABELLA.pdf6,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.