Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/687
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A AFETIVIDADE PRESENTE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.creator: | Silva, Fabiana Honorio |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Maria Lícia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Maria Lícia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cardoso, João Eratostenes Doulgras |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Jose Carlos Moreira |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa objetivou investigar a afetividade presente na relação professor-aluno e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Por meio da aplicação de questionários, com alunos e professores do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade Ceres-Go, buscou-se investigar a interação, a afetividade presente na relação professor-aluno como elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem; analisar quais elementos contribuem neste relacionamento, tanto na visão dos alunos quanto na visão dos professores; reconhecer a realidade vivenciada nas escolas públicas e investigar os desafios experiência dos pelos professores, em relação aos alunos do ensino médio, foram alguns dos objetivos propostos no presente estudo. Buscando o embasamento científico para a investigação, procurou-se manter um diálogo com estudiosos que se debruçaram na fundamentação teórica da temática. Na metodologia utilizou-se de regras aplicadas à pesquisa qualitativa, quando os dados são trabalhados em busca do significado, considerando sua origem, as relações e suas consequências. Como resultado da investigação, os alunos e professores consideram importante o bom relacionamento, o diálogo, o respeito e a afetividade, que colaboram para superar os momentos de indisciplina e possibilitam a aprendizagem. |
Abstract: | This research aimed to investigate the affectivity present in the teacher-student relationship and its influence on the teaching- learning process. By applying that questionnaires, with students and teachers of high school, at a school public in the city Ceres-Go, sought to vestige interaction , affection in the relationship teacher-student as a facilitator in the teaching process learning; to analyze which elements contribute in this relationship, both in the students view and in the teachers view; recognize the reality experienced in public school and investigating the challenges experienced by teachers in relation to high school students, were some of the objectives proposed in this study. Seeking the scientific basis for research, we sought to maintain a dialogue with scholars who focused on the theoretical foundation of the theme. In the methodology used rules applied to the qualitative research, when data are worked out in search of meaning, considering its origin, the relations and their consequences. As a result of the investigation, the students and teachers consider important the good relationship, the dialogue, the respect and affectivity, who collaborate to overcome moments of indiscipline and enable learning. |
Keywords: | Afetividade. Relação Professor- Aluno. Ensino-Aprendizagem Affectivity; Relationship Teacher-Student; Teaching-Learning |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ceres |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/687 |
Issue Date: | 15-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_Fabiana Honório Silva.pdf | 924,89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.