Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Jaciane Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5370172730496017pt_BR
dc.creatorAraújo, Francisco Rita de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537037373757267pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T11:00:40Z-
dc.date.available2019-12-03-
dc.date.available2019-12-03T11:00:40Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/684-
dc.description.abstractIn "Emilio, or of the education," we have the fictional character of Emilio, a rich family orphan. The author has him as a pupil, instigating him to intellectual growth, but in a different way from the current education format, proposes a negative education. We aim, in this text, to analyze, under the discursive vision, the forms of objectification and subjectivation that compose the construction of the subject in "Emilio, or of the Education." According to Foucault (2009), there is a need to transform man into 'docile bodies' and break with the old paradigm of body torture, there is the creation of new bodies. We will therefore think of the construction of this subject within the scope of this book. As a methodological contribution, we will use the theoretical assumption about the statement.pt_BR
dc.description.resumoEm “Emilio, ou da educação”, temos a personagem fictícia de Emílio, um órfão de família rica. O autor (Rousseau) o tem como um pupilo, instigando-o ao crescimento intelectual, mas de uma forma diferente ao formato de educação vigente, propõe uma educação negativa. Objetivamos, nesse trabalho, analisar, sob o viés discursivo, as formas de objetivação e subjetivação que compõem a construção do sujeito em “Emílio, ou da Educação”. De acordo com Foucault (2009), há uma necessidade de transformar o homem em ‘corpos dóceis’ e romper com o velho paradigma do suplício do corpo, há a criação de novos corpos. Pensaremos, portanto, a construção desse sujeito, no âmbito desse livro. Como aporte metodológico, usaremos o pressuposto teórico sobre o enunciado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-03T10:42:58Z No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Francisco Rita de Araújo.pdf: 2920554 bytes, checksum: ba9c2d4aed388a2ba133596fc77e71f9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leonardo Silva (leonardo.silva@ifgoiano.edu.br) on 2019-12-03T10:50:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Francisco Rita de Araújo.pdf: 2920554 bytes, checksum: ba9c2d4aed388a2ba133596fc77e71f9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-03T11:00:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mon_especialização_Francisco Rita de Araújo.pdf: 2920554 bytes, checksum: ba9c2d4aed388a2ba133596fc77e71f9 (MD5) Previous issue date: 2019-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectCoerçãopt_BR
dc.subjectMecanismospt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleCORPOS DÓCEIS E SEUS PRESSUPOSTOS COERCITIVOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_Francisco Rita de Araújo.pdf2,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.