Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Juliana Cristina da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804291830295722pt_BR
dc.creatorCanêdo, Juliana Luiza de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1376970092315030pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-28T14:19:41Z-
dc.date.available2019-11-28-
dc.date.available2019-11-28T14:19:41Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/673-
dc.description.abstractIn Brazil, especially in public educational institutions, there are few communication policies properly written, documented or collectively constructed. These instruments are extremely relevant for communication management and they are necessary to promote the connection among the agents that compose the municipalities of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. Given this, this paper aims to propose actions to integrate the Instituto Federal Goiano (IF Goiano), locus of this research. This is a case study research with a quantitative and qualitative approach, developed in the rectory and Rio Verde, Trindade and Ipameri campuses, between managers, communicators, students and staff members. For accomplishing this demand, a research group was created and acted as one all along the process. Bibliographic and Documentary research as well as the application of social scale, questionnaire following interview with an intentional sample of the chosen population were performed. The results show that, in fact, the lack of integration between agents is the main difficulty for IF Goiano's communication to be developed, but there is a favorable environment for the institution to build up its policy and change this scenario. Concerning this perspective, a Communication Policy in the Federal Network was developed: guide for managers, applied and approved with the target audience. It is hoped that this research will contribute to the strengthening of Federal Network institutions, the consolidation of the Federal Institute brand and studies of the fields of Teaching and Organizational Communication.pt_BR
dc.description.resumoExistem no Brasil, em especial nas instituições públicas de ensino, poucas políticas de comunicação devidamente escritas, documentadas ou construídas coletivamente. Esses instrumentos são de extrema relevância para a gestão da comunicação e necessários para promover a integração entre os agentes que compõem as autarquias da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Diante disso, este trabalho objetiva propor ações de comunicação para integrar o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), lócus da pesquisa. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido na reitoria e nos campi Rio Verde, Trindade e Ipameri, entre gestores, comunicadores, alunos e servidores. Para tanto, criou-se um grupo de pesquisa que atuou em conjunto em todas as etapas do estudo. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, aplicação de escala social, questionário e entrevista com uma amostra intencional da população escolhida. Os resultados mostram que, de fato, a falta de integração entre os agentes é a principal dificuldade para a comunicação se desenvolver no IF Goiano, mas existe um ambiente favorável para que a Instituição construa a sua política e transforme esse cenário. Nessa perspectiva, desenvolveu-se o produto educacional Política de Comunicação na Rede Federal: guia para gestores, aplicado e aprovado junto ao público-alvo. Espera-se que essa pesquisa contribua com o fortalecimento das instituições da Rede Federal, a consolidação da marca Instituto Federal e com os estudos dos campos do Ensino e da Comunicação Organizacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Luiza de Oliveira Canêdo (20172043310101@ifgoiano.edu.br) on 2019-11-28T13:11:57Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_Juliana Luiza.pdf: 4288890 bytes, checksum: adb5d7ce14c03a760468026e1bdadb59 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2019-11-28T14:19:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_Juliana Luiza.pdf: 4288890 bytes, checksum: adb5d7ce14c03a760468026e1bdadb59 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-28T14:19:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_Juliana Luiza.pdf: 4288890 bytes, checksum: adb5d7ce14c03a760468026e1bdadb59 (MD5) Previous issue date: 2019-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica de Comunicação. Instituições de Ensino. Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal Goiano.pt_BR
dc.subjectCommunication Policy. Educational Institutions. Professional and Technological Education. Instituto Federal Goiano.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePOLÍTICA DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PROPOSTA PARA UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_Juliana Luiza.pdfDissertação de mestrado - Juliana Luiza de Oliveira Canêdo4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons