Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/672
metadata.dc.type: Dissertação
Title: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GOIÁS: NARRATIVAS DA CONSTITUIÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
Other Titles: History and memories of pioneers of professional education in Goiás: narratives of the constitution of the Instituto Federal Goiano
metadata.dc.creator: Mendes, Gustavo Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Juliana Cristina da Costa
metadata.dc.description.resumo: A Educação Profissional, em mais de um século de existência, esteve a serviço da reprodução das dualidades estruturais na educação e na sociedade brasileira. Com o intuito de romper com estas dualidades, educadores progressistas brasileiros iniciaram os debates sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na década de 1980, e após intensa disputa política este modelo pedagógico é institucionalizado pela Lei nº. 11.741/2008. Com a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pela Lei nº. 11.892/2008, foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, especializados na oferta de Educação Profissional e Tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na politecnia, no “trabalho como princípio educativo” e na “escola unitária”. A criação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica significou uma transformação nas políticas públicas educativas, de modo a promover uma Educação Profissional integral, inclusiva e emancipadora. Diante deste contexto, esta pesquisa se propõe a analisar a história da EPT no IF Goiano, ao longo de sua trajetória constitutiva, de forma a contribuir para a apreensão das relações entre educação profissional e o mundo do trabalho, em uma instituição cuja origem é marcada pela oferta de uma educação profissional, exclusivamente agrícola. Dentre as relações observadas que se transformaram, destacam-se a perspectiva de uma formação humana integral, a ampliação da oferta de vagas em diversas áreas do conhecimento, a verticalização e flexibilização do ensino e, também, melhorias de acessibilidade e inclusão social. Dentre as relações observadas que se mantiveram constantes, ressalta-se a gratuidade do ensino, o fornecimento de alimentação e o regime de internato. Optou-se por realizar este resgate histórico por meio das memórias e narrativas de pioneiros da EPT, tendo como lócus da pesquisa o Instituto Federal Goiano. Esta pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com servidores pioneiros dos campi Ceres, Rio Verde, Morrinhos e Urutaí, baseando-se em um questionário contendo perguntas abertas que contemplam o período compreendido de Escola Agrícola aos Institutos Federais. As reflexões foram aportadas em documentos oficiais e em estudos de pesquisadores, sobretudo, da EPT. Foi desenvolvido como produto educacional, em conjunto com esta pesquisa, um livro em formato digital do tipo PDF para divulgar as narrativas dos pioneiros, que poderá ser útil para a compreensão da EPT, sob o ponto de vista daqueles que ajudaram a construir a história do IF Goiano.
Abstract: Professional Education, in more than a century of existence, has been at the service of reproducing structural dualities in Brazilian education and society. In order to break these dualities, Brazilian progressive educators began the debates on Vocational and Technological Education (VTE) in the 1980s, and after intense political dispute, this pedagogical model is institutionalized by Law No. 11,741 / 2008. With the establishment of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education by Law No. 11.892 / 2008, the Federal Institutes of Education, Science and Technology were created, specializing in the provision of Vocational and Technological Education in different teaching modalities, based on polytechnics, in “work as an educational principle” and in the “unitary school”. The creation and expansion of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education meant a transformation in public educational policies, promoting a comprehensive, inclusive and emancipatory Professional Education. Given this context, this research aims to analyze the history of VTE in IF Goiano, along its constitutive trajectory, in order to contribute to the apprehension of the relationship between professional education and the labor world, in an institution whose origin is marked by the offer of professional education, exclusively agricultural. Among the observed relationships that have changed are the perspective of integral human formation, the expansion of vacancies in various areas of knowledge, the verticalization and flexibility of education and also improvements in accessibility and social inclusion. Among the relationships that remained constant, we highlight the free teaching, the provision of food and the boarding school regime. It was decided to carry out this historical rescue, through the memories and narratives of VTE pioneers, having as its research locus, the Instituto Federal Goiano. This research was conducted through interviews with pioneer servers of the Ceres, Rio Verde, Morrinhos and Urutaí campuses, based on a questionnaire with open questions covering the period from Agricultural School to Federal Institutes. The reflections were provided in official documents and studies by researchers, especially from the VTE. Together with this research, a digital PDF book was developed as an educational product to disseminate the pioneers' narratives, which could be useful for understanding VTE from the point of view of those who helped build the history of the IF Goiano.
Keywords: Educação Profissional e Tecnológica
IF Goiano
Memórias
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/672
Issue Date: 6-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_ Gustavo Mendes.pdf5,17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons