Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/668
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA
Autor(es): GOMES, IARA JACINTA
Primeiro Orientador: Lima de Andrade, Wesley
Resumo: O objetivo desta pesquisa é fazer uma reflexão teórica sobre a percepção dos alunos sobre o ensino de história na atualidade. o interesse pelo tema surgiu diante da observação do cotidiano das instituições de ensino, onde, muitos alunos acabam criando aversão por disciplinas excessivamente teóricas e cuja postura dos professores é marcada por tradicionalismo, sem metodologias mais atrativas e um desses casos é o ensino de história. Nesse sentido, busca-se demonstrar o que os alunos acham dessa disciplina, o que dificulta sua aprendizagem e como essas aulas poderiam se tornar mais atrativas de forma a aguçar também a aprendizagem desses alunos. A metodologia utilizada na elaboração da pesquisa foi à revisão bibliográfica, baseada nas obras de autores como Andrade (2009), Alves e Rosa (2016), Winch e Medeiros (2001), dentre outros. Após essas discussões foi possível perceber que os alunos veem o ensino de História como algo necessário, porém, questionam muito a forma como as aulas são ministradas, especialmente porque há um trabalho excessivamente teórico e ligado ao livro didático, além do que, muitos assuntos não são vinculados a sua realidade, o que acaba gerando desinteresse pela disciplina.
Abstract: The objective of this research is to make a theoretical reflection on the students' perception about the teaching of history today. The interest in the subject arose from the observation of the daily life of educational institutions, where many students end up creating aversion to excessively theoretical subjects and whose attitude of teachers is marked by traditionalism, without more attractive methodologies and one of these cases is the teaching of history. In this sense, we seek to demonstrate what students think of this subject, which hinders their learning and how these classes could become more attractive in order to sharpen the learning of these students. The methodology used in the elaboration of the research was the bibliographical revision, based on the works of authors such as Andrade (2009), Alves and Rosa (2016), Winch and Medeiros (2001), among others. After these discussions it was possible to realize that students see the teaching of history as something necessary, but they question the way the classes are taught, especially because there is an excessively theoretical work and linked to the textbook, and many subjects are not. are linked to their reality, which ends up generating disinterest in the discipline.
Palavras-chave: Ensino. História.
Aluno.
Professor.
Aprendizagem.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/668
Data do documento: 1-Jun-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Iara_Gomes_Jacinta.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.