Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/648
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PRINCÍPIOS NORTEADORES DA EPT PRESENTES NA CULTURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO IFG - CAMPUS ITUMBIARA
metadata.dc.creator: Martins, Ana Paula Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Marco Antônio de
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, José Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Baldino, José Maria
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Leigh Maria de
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo se propôs a conhecer a cultura escolar do Instituto Federal de Goiás – Campus Itumbiara, por meio de um estudo de caso, identificando os princípios norteadores da EPT (Educação Profissional e Tecnológica) presentes nesta cultura, comparando a percepção dos servidores técnicos administrativos e docentes que ingressaram na instituição em sua fase de implantação (primeiros 05 anos) e dos que ingressaram pós-fase de implantação, anos seguintes. Uma amostra em que 10 servidores foram entrevistados e a partir das análises dessas entrevistas, utilizou-se das categorias de cultura escolar, habitus e campo para identificar o conhecimento das bases conceituais e leis que regem a EPT nas concepções e práticas de trabalho dos pesquisados. Como a cultura escolar é específica de cada instituição, entender como essas relações com os princípios norteadores da EPT se processam neste campus, nos possibilitou analisar se os comportamentos, ritos e práticas pedagógicas, culminam para o cumprimento da missão do IFG – Campus Itumbiara, enquanto instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa identificou que os documentos regulatórios e bases conceituais da EPT ainda são pouco conhecidos pelos servidores, o que apontou para a necessidade da implantação de uma política de formação continuada em EPT. Para contribuir com este processo de formação foi desenvolvido um produto educacional em forma de cartilha da EPT e promovida uma Roda de Conversa com a temática da Integração com o objetivo de promover a formação em EPT. Palavras chave: Princípios Norteadores da EPT. Cultura Escolar. Formação Continuada em EPT.
Abstract: The current study is intend to know the culture of school of Goiás Federal Institute (IFG) – Itumbiara Campus. Through a case study which identifies the guiding principles of Professional and Technological Education (EPT) culture. It also compares the perception of the technical-administrative civil servants and teachers that have joined in its implementation phase (first five years) to the ones that have joined post-implementation phase (subsequent years). A sample in which ten civil servants were interviewed and based on these analyses, it took hold of school culture, habitus and field categories to identify conceptual bases knowledge and the laws that govern EPT in its conception and practice in the work of people interviewed. As school culture is specific in each institution it makes necessary to understand how the EPT guiding principles take place in this campus, which has allowed us to analyze the behaviors, rites and pedagogical practices that culminate in the fulfillment of IFG – Itumbiara campus mission, whereas a Federal Professional and Technological Education Institute Network. The research has identified that regulation documents and conceptual bases of EPT are still little known by the civil servants, which has pointed the need to implement a continuing education policy for EPT. To contribute to this process it has developed an educational booklet on EPT and it has been promoted a Conversation Circle on Integration in order to foster the formation in EPT. Keywords: Guiding principles of Professional and Technological Education (EPT). School Culture. Continuing Education in EPT.
Keywords: Princípios Norteadores da EPT
Cultura Escolar
Formação Continuada em EPT
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/648
Issue Date: 5-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diss_ana-paula.pdfDissertação: "Princípios Norteadores da EPT presentes na cultura escolar: um estudo de caso no IFG - Campus Itumbiara6,4 MBAdobe PDFView/Open
Video_As_Experiencias_do_IFGoiano_na_Implantacao_do_Curriculo_Integrado.mp4Produto Educaional: Roda de Conversa: "As experiências do IFGoiano na implantação do currículo integrado"545,04 MBUnknownView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons