Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/648
Tipo: Dissertação
Título: PRINCÍPIOS NORTEADORES DA EPT PRESENTES NA CULTURA ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NO IFG - CAMPUS ITUMBIARA
Autor(es): Martins, Ana Paula Araújo
Primeiro Orientador: Carvalho, Marco Antônio de
Primeiro Membro da Banca: Moreira, José Carlos
Segundo Membro da Banca: Baldino, José Maria
Terceiro Membro da Banca: Souza, Leigh Maria de
Resumo: O presente estudo se propôs a conhecer a cultura escolar do Instituto Federal de Goiás – Campus Itumbiara, por meio de um estudo de caso, identificando os princípios norteadores da EPT (Educação Profissional e Tecnológica) presentes nesta cultura, comparando a percepção dos servidores técnicos administrativos e docentes que ingressaram na instituição em sua fase de implantação (primeiros 05 anos) e dos que ingressaram pós-fase de implantação, anos seguintes. Uma amostra em que 10 servidores foram entrevistados e a partir das análises dessas entrevistas, utilizou-se das categorias de cultura escolar, habitus e campo para identificar o conhecimento das bases conceituais e leis que regem a EPT nas concepções e práticas de trabalho dos pesquisados. Como a cultura escolar é específica de cada instituição, entender como essas relações com os princípios norteadores da EPT se processam neste campus, nos possibilitou analisar se os comportamentos, ritos e práticas pedagógicas, culminam para o cumprimento da missão do IFG – Campus Itumbiara, enquanto instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa identificou que os documentos regulatórios e bases conceituais da EPT ainda são pouco conhecidos pelos servidores, o que apontou para a necessidade da implantação de uma política de formação continuada em EPT. Para contribuir com este processo de formação foi desenvolvido um produto educacional em forma de cartilha da EPT e promovida uma Roda de Conversa com a temática da Integração com o objetivo de promover a formação em EPT. Palavras chave: Princípios Norteadores da EPT. Cultura Escolar. Formação Continuada em EPT.
Abstract: The current study is intend to know the culture of school of Goiás Federal Institute (IFG) – Itumbiara Campus. Through a case study which identifies the guiding principles of Professional and Technological Education (EPT) culture. It also compares the perception of the technical-administrative civil servants and teachers that have joined in its implementation phase (first five years) to the ones that have joined post-implementation phase (subsequent years). A sample in which ten civil servants were interviewed and based on these analyses, it took hold of school culture, habitus and field categories to identify conceptual bases knowledge and the laws that govern EPT in its conception and practice in the work of people interviewed. As school culture is specific in each institution it makes necessary to understand how the EPT guiding principles take place in this campus, which has allowed us to analyze the behaviors, rites and pedagogical practices that culminate in the fulfillment of IFG – Itumbiara campus mission, whereas a Federal Professional and Technological Education Institute Network. The research has identified that regulation documents and conceptual bases of EPT are still little known by the civil servants, which has pointed the need to implement a continuing education policy for EPT. To contribute to this process it has developed an educational booklet on EPT and it has been promoted a Conversation Circle on Integration in order to foster the formation in EPT. Keywords: Guiding principles of Professional and Technological Education (EPT). School Culture. Continuing Education in EPT.
Palavras-chave: Princípios Norteadores da EPT
Cultura Escolar
Formação Continuada em EPT
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/648
Data do documento: 5-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss_ana-paula.pdfDissertação: "Princípios Norteadores da EPT presentes na cultura escolar: um estudo de caso no IFG - Campus Itumbiara6,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Video_As_Experiencias_do_IFGoiano_na_Implantacao_do_Curriculo_Integrado.mp4Produto Educaional: Roda de Conversa: "As experiências do IFGoiano na implantação do currículo integrado"545,04 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons