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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A RELAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA.
metadata.dc.creator: Alves, Silvana Rodrigues Vaz
metadata.dc.contributor.advisor1: Quinan, Juliana Maria Corallo
metadata.dc.contributor.referee1: Quinan, Juliana Maria Corallo
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee3: Amaro, Camila Lariane
metadata.dc.description.resumo: A proposta do artigo é analisar a relação professor e aluno no processo de orientação acadêmica na educação brasileira, no que corresponde as questões afetivas. Deste modo, buscamos descrever sobre a relação afetiva entre professor e aluno durante o processo da elaboração de dissertações e teses, perceber a importância dessa relação no processo de orientação, e identificar como essa relação afeta o aluno no processo da escrita. Autores como Freire (1987, 1992, 1994); Sabino (2012); Flecha (2003); Machado (2012); e Ribeiro (2011) auxiliam a compreensão das concepções de afetividade, orientação acadêmica e a relação entre orientador e orientando. Optamos pela pesquisa qualitativa (MINAYO, 2002) tendo como instrumento de dados as revisões bibliográficas (SEVERINO, 2007). Diante disso, observamos que o afeto é fator determinante para a relação positiva entre orientador e orientando, por isso a importância de a afetividade ser um dos requisitos curriculares para a formação do docente; a relevância da relação horizontalizada entre professor e aluno, a fim de facilitar o ensino-aprendizagem, possibilitando a troca de experiências vividas pelos educadores e educandos, promovendo assim a formação do aluno como cidadão crítico; o grande valor dos programas de pós-graduação brasileiros que formam professores e pesquisadores; a importância das universidades levarem o conhecimento teórico e prático durante o processo de formação profissional de seus alunos; e a influência positiva da orientação acadêmica durante o período de desenvolvimento de dissertação e tese para que não se torne um problema de saúde mental e sim uma contribuição para a formação social e pessoal do sujeito acadêmico.
Abstract: The proposal of the article is to analyze the relationship between teacher and student in the process of academic orientation in Brazilian education in what corresponds affective issues. In this way, we try to describe the affective relationship between teacher and student during the process of writing theses and dissertations, to understand the importance of this relationship in the orientation process, and to identify how this relation affects the student in the writing process. Authors like Freire (1987, 1992, 1994); Sabino (2012); Flecha (2003); Machado (2012); e Ribeiro (2011) help the understanding the conceptions of affection, academic orientation and the relationship between counselor and supervisor. We opted for qualitative (MINAYO, 2002) research using as bibliographic (SEVERINO, 2007). We observed that affection is a determinant factor for the positive relationship between guiding and orienting, so the importance of affectivity is one of the curricular requeriments foe teacher training; the rekevance of the horizontal relationship between teacher and student, in order to facilitate teaching and learning, enabling the exchance of experiences lived by educators and students, thus promoting the student´s formation as a critical citizen; the great value of Brazilian postgraduate programs that make up teachers and researchers; the importance of universities to bring theoretical and practical knowledge during the process of professional training of their students; and the positive influence of the academic orientation during the period of development of dissertation and thesis so that it does not become a mental health problem but a contribution to the social and personal formation of the academic subject.
Keywords: Afetividade; Orientação Acadêmica; Orientador e orientando; Pós-graduação; Relação professor e aluno.
Affectivity; Academic orientation; Advisor and guiding; Postgraduate; Teacher and student relationship.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/642
Issue Date: 23-Oct-2019
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

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