Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/642
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A RELAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA.
Autor(es): Alves, Silvana Rodrigues Vaz
Primeiro Orientador: Quinan, Juliana Maria Corallo
Primeiro Membro da Banca: Quinan, Juliana Maria Corallo
Segundo Membro da Banca: Brandão, Hilma Aparecida
Terceiro Membro da Banca: Amaro, Camila Lariane
Resumo: A proposta do artigo é analisar a relação professor e aluno no processo de orientação acadêmica na educação brasileira, no que corresponde as questões afetivas. Deste modo, buscamos descrever sobre a relação afetiva entre professor e aluno durante o processo da elaboração de dissertações e teses, perceber a importância dessa relação no processo de orientação, e identificar como essa relação afeta o aluno no processo da escrita. Autores como Freire (1987, 1992, 1994); Sabino (2012); Flecha (2003); Machado (2012); e Ribeiro (2011) auxiliam a compreensão das concepções de afetividade, orientação acadêmica e a relação entre orientador e orientando. Optamos pela pesquisa qualitativa (MINAYO, 2002) tendo como instrumento de dados as revisões bibliográficas (SEVERINO, 2007). Diante disso, observamos que o afeto é fator determinante para a relação positiva entre orientador e orientando, por isso a importância de a afetividade ser um dos requisitos curriculares para a formação do docente; a relevância da relação horizontalizada entre professor e aluno, a fim de facilitar o ensino-aprendizagem, possibilitando a troca de experiências vividas pelos educadores e educandos, promovendo assim a formação do aluno como cidadão crítico; o grande valor dos programas de pós-graduação brasileiros que formam professores e pesquisadores; a importância das universidades levarem o conhecimento teórico e prático durante o processo de formação profissional de seus alunos; e a influência positiva da orientação acadêmica durante o período de desenvolvimento de dissertação e tese para que não se torne um problema de saúde mental e sim uma contribuição para a formação social e pessoal do sujeito acadêmico.
Abstract: The proposal of the article is to analyze the relationship between teacher and student in the process of academic orientation in Brazilian education in what corresponds affective issues. In this way, we try to describe the affective relationship between teacher and student during the process of writing theses and dissertations, to understand the importance of this relationship in the orientation process, and to identify how this relation affects the student in the writing process. Authors like Freire (1987, 1992, 1994); Sabino (2012); Flecha (2003); Machado (2012); e Ribeiro (2011) help the understanding the conceptions of affection, academic orientation and the relationship between counselor and supervisor. We opted for qualitative (MINAYO, 2002) research using as bibliographic (SEVERINO, 2007). We observed that affection is a determinant factor for the positive relationship between guiding and orienting, so the importance of affectivity is one of the curricular requeriments foe teacher training; the rekevance of the horizontal relationship between teacher and student, in order to facilitate teaching and learning, enabling the exchance of experiences lived by educators and students, thus promoting the student´s formation as a critical citizen; the great value of Brazilian postgraduate programs that make up teachers and researchers; the importance of universities to bring theoretical and practical knowledge during the process of professional training of their students; and the positive influence of the academic orientation during the period of development of dissertation and thesis so that it does not become a mental health problem but a contribution to the social and personal formation of the academic subject.
Palavras-chave: Afetividade; Orientação Acadêmica; Orientador e orientando; Pós-graduação; Relação professor e aluno.
Affectivity; Academic orientation; Advisor and guiding; Postgraduate; Teacher and student relationship.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/642
Data do documento: 23-Out-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Silvana Rodrigues Vaz Alves.pdfmon_especialização_ Silvana Rodrigues Vaz Alves1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.