Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6073| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | FINANÇAS NA JUVENTUDE: UMA PROPOSTA PARA A AUTONOMIA FINANCEIRA |
| Autor(es): | Costa, Cássia Rodrigues |
| Primeiro Orientador: | Francisco, Daniel Neto |
| Primeiro Membro da Banca: | Carvalho, Marco Antônio |
| Segundo Membro da Banca: | Miranda, Andréia Maria |
| Resumo: | A Educação Financeira se baseia na junção de competências que tornam o indivíduo apto a compreender o real valor do dinheiro, construindo o futuro com solidez e segurança financeira. A relevância deste tema se manifesta em maior preocupação ao observar o público mais jovem, alvo constante de linhas de crédito de fácil acesso e modelo de consumismo descontrolado. Desta forma, a Educação Financeira se mostra, não mais como uma opção, mas como um conjunto de conhecimentos e ferramentas essenciais para o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade econômica, baseando-se em metodologias que ajudem os jovens a vivenciar e tomar decisões corretas, formando cidadãos intelectualmente aptos e responsáveis por suas finanças. No contexto analisado dos estudantes do Bacharelado em Administração do Instituto Federal Goiano, campus Posse (GO) é possível perceber que os discentes reconhecem a relevância do tema, contudo, anseiam por uma formação mais contextualizada, que vá além da teoria. |
| Abstract: | Financial education is based on a combination of skills that enable individuals to understand the true value of money, building a solid and financially secure future. The relevance of this topic is particularly evident when considering younger audiences, who are constantly targeted by easily accessible credit lines and a model of uncontrolled consumerism. Therefore, financial education is no longer an option, but a set of essential knowledge and tools for developing economic autonomy and responsibility, based on methodologies that help young people experience and make sound decisions, forming intellectually capable citizens responsible for their finances. In the analyzed context of students in the Bachelor's degree in Administration at the Federal Institute of Goiás, Posse campus (GO), it is possible to perceive. |
| Palavras-chave: | Educação Financeira Metodologias ativas Endividamento Público-Jovem |
| Área do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Campus: | Campus Posse |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6073 |
| Data do documento: | 1-Dez-2025 |
| Aparece nas coleções: | Bacharelado em Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tcc_Cássia Rodrigues.pdf | 3,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.