Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco, Daniel Neto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201364422268688pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marco Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7042220750846412pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Andréia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3358777453944834pt_BR
dc.creatorCosta, Cássia Rodrigues-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5745600367427741pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-19T18:27:34Z-
dc.date.available2025-12-18-
dc.date.available2025-12-19T18:27:34Z-
dc.date.issued2025-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6073-
dc.description.abstractFinancial education is based on a combination of skills that enable individuals to understand the true value of money, building a solid and financially secure future. The relevance of this topic is particularly evident when considering younger audiences, who are constantly targeted by easily accessible credit lines and a model of uncontrolled consumerism. Therefore, financial education is no longer an option, but a set of essential knowledge and tools for developing economic autonomy and responsibility, based on methodologies that help young people experience and make sound decisions, forming intellectually capable citizens responsible for their finances. In the analyzed context of students in the Bachelor's degree in Administration at the Federal Institute of Goiás, Posse campus (GO), it is possible to perceive.pt_BR
dc.description.resumoA Educação Financeira se baseia na junção de competências que tornam o indivíduo apto a compreender o real valor do dinheiro, construindo o futuro com solidez e segurança financeira. A relevância deste tema se manifesta em maior preocupação ao observar o público mais jovem, alvo constante de linhas de crédito de fácil acesso e modelo de consumismo descontrolado. Desta forma, a Educação Financeira se mostra, não mais como uma opção, mas como um conjunto de conhecimentos e ferramentas essenciais para o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade econômica, baseando-se em metodologias que ajudem os jovens a vivenciar e tomar decisões corretas, formando cidadãos intelectualmente aptos e responsáveis por suas finanças. No contexto analisado dos estudantes do Bacharelado em Administração do Instituto Federal Goiano, campus Posse (GO) é possível perceber que os discentes reconhecem a relevância do tema, contudo, anseiam por uma formação mais contextualizada, que vá além da teoria.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cássia Rodrigues da Costa (cassia.rodrigues@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-19T17:36:29Z No. of bitstreams: 1 tcc_Cássia Rodrigues.pdf: 4079755 bytes, checksum: 6aaf576d3c6d159636b474fa9362202c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-19T18:27:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Cássia Rodrigues.pdf: 4079755 bytes, checksum: 6aaf576d3c6d159636b474fa9362202c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-19T18:27:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Cássia Rodrigues.pdf: 4079755 bytes, checksum: 6aaf576d3c6d159636b474fa9362202c (MD5) Previous issue date: 2025-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Possept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, F. G. de; CARNEIRO, R. dos S.; CARNEIRO, R. dos S.; SILVA, K. F. da. Educação Financeira no Ensino Fundamental: uma revisão bibliográfica e proposta de ensino. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 12, n. 2, 2021. DOI: 10.51359/2177-9309.2021.250435. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/250435>. Acessado em: 17 maio. 2025. ARAÚJO, J. J. A. de. Um estudo sobre o endividamento no contexto da educação matemática financeira. 2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. Acesso em: 19 ago. 2025. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Brasília: BC, 2020. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_nacional_Educacao_Financeira_ENEF.pdf>. Acessado em: 16 set. 2025. BAUMAN, Z. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. CABRAL, D. de F. S. Educação financeira escolar: a noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamental. (Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) Juiz de Fora, UFRJ, 2019. CIBRIUS. Inadimplência entre os jovens: a urgência do planejamento financeiro. Disponível em: <https://cibrius.com.br/inadimplencia-entre-os-jovens-a-urgencia-do-planejamento-financeiro/> . Acessado em: 16 abril. 2025. CNDL, Brasil. Inadimplência atinge 68,76 milhões de consumidores em fevereiro, aponta CNDL/SPC Brasil. CNDL, 2025. Disponível em: <https://site.cndl.org.br/inadimplencia-atinge-6876-milhoes-de-consumidores-em-fevereiro-aponta-cndlspc-brasil/> . Acessado em: 18 maio. 2025. CORDEIRO, N. J. N.; COSTA, M. G. V.; SILVA, M. N. Ensino da Matemática em Debate (ISSN: 2358-4122), São Paulo, v. 5, n. 1, p. 69 – 84, 2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emd>. Acessado em: 19 ago. 2025. CRUZ, E. P.; BARBOSA, Y. O. F.; SILVA, F. da C. Matemática financeira e jogos de tabuleiro: uma experiência de ensino com um baixo custo. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, p. 158-176, 2021. CVM. Planejamento financeiro pessoal. Disponível em: <https://www.gov.br/investidor/pt-br/educacional/publicacoes-educacionais/livros-cvm/livro-top-planejamento-financeiro-pessoal> . Acessado em: 18 maio. 2025. DALFIOR, K. P.. Potencialidades Pedagógicas do uso de Jogos para o ensino de Educação Financeira dentro da perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. 2022. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2666>. Acessado em: 17 set. 2025. CABRAL, D. de F. S. Educação Financeira Escolar: a noção de poupança nos anos iniciais do ensino fundamental. Disponível em: <https://www2.ufjf.br/mestradoedumat/wp-content/uploads/sites/134/2011/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-Dailiane-pronta.pdf>. Acessado em: 14 out. 2025. D’AQUINO, C. Educação Financeira. 2013. Disponível em: <https://educacaofinanceira.com.br/escola/4-pontos-principais/ >. Acessado em: 08 out. 2025. DA SILVA, T. A.; SOARES, R. A. L.; ESTEVES, E. M. Educação Financeira no Ensino Médio um Relato de Experiência com Estratégias Didáticas Baseadas em Metodologias Ativas. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 14, n. 1, p. 1-13, 2025. DE SOUZA, D. P. A Importância da Educação Financeira Infantil. Ed. Belo Horizonte: Centro Universitário Newton Paiva Faculdade de Ciências Sociais Aplicada Curso de Ciências Contábeis, 2012. DOMINGOS, R. Terapia financeira: realize seus sonhos com educação financeira. São Paulo: DSOP Educação Financeira, 2012. FORTUNA, E. Mercado Financeiro: produtos e serviços. 15ª Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. GAIA GROUP. Educação financeira para jovens: construindo um futuro próspero. 2025. Disponível em: https://gaiagroup.com.br/educacao-financeira-jovens-futuro-prospero/. Acessado em: 16 set. 2025. GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002. GREMAUD, A. P., et al. Manual de economia. 5ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2004. IF Goiano. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Bacharelado em Administração - 2018. IF Goiano: Posse. Disponível em: < https://drive.google.com/drive/folders/1GRg4N7HSMUhQXG--nDXKoO18nbhoFm4M> Acessado em: 06 de out. de 2025. IF Goiano. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Bacharelado em Administração - 2022. IF Goiano: Posse. Disponível em: <https://drive.google.com/drive/folders/1GRg4N7HSMUhQXG--nDXKoO18nbhoFm4M>. Acessado em: 06 de out. de 2025. IF Goiano. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Dados dos Registros Escolares do IF Goiano, Campus Posse. IF Goiano: Goiânia, 2025. JUNIOR, D. V. Educação Financeira e a qualidade de vida. 2014. Seminário de extensão - 31º SEURS - Seminário de extensão universitária da região Sul. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/117304/Minicurso%20-%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20-%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20FINANCEIRA%20E%20A%20QUALIDADE%20DE%20VIDA%20%281%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acessado em: 06 out. 2025. LEVINO, N. de A.; SANTOS, A. M. A. dos (Orgs.). Finanças pessoais para iniciantes. Maceió: EDUFAL, 2019. E-book (116 p.). ISBN 78-85-5913-237-3. Acesso em: 07 de maio. 2025. LEITE, A. M.; SCORTEGAGNA, L. Simulador Financeiro Educacional: relação entre dinheiro e tempo. Revista de Educação, Ciências e Matemática. v. 9, n. 3, 2019. Disponível em: <https://granrio.emnuvens.com.br/recm/article/view/5377>. Acessado em: 17 set. 2025. MATTLIN, M. Adapting the diplomacy board game concept for 21st century international relations teaching. Simulation & Gaming. v. 49, n. 6, p. 735-750, 2018. MOBILLS. Mobills: Finanças e Cartões. 2025. Disponível em: <mobills.com.br>. Acessado em: 02 out. 2025. SANDRONI, P. Novíssimo Dicionário de Economia. Best Seller,1999. Disponível em: <https://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/magaldi/GEO_ECONOMICA_2019/dicionario-de-economia-sandroni.pdf>. Acessado em: 13 out. 2025. OLIVEIRA, F.; DAMM ZOGAIB , S.; MAGNO OURO FILHO , A.; NEVES ALMEIDA , R. Tarefas de educação financeira: uma revisão sistemática integrativa de artigos científicos brasileiros (2010-2020). Revista Faz Ciência, [S. l.], v. 26, n. 44, 2024. DOI: 10.48075/rfc.v26i44.33622. Disponível em: < https://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/33622>. Acessado em: 19 ago. 2025. ORGANIZZE. Controle Financeiro Pessoal. Disponível em: <https://www.organizze.com.br/>. Acessado em: 02 out. 2025. OLIVEIRA JÚNIOR, N. F. de. O Uso de Jogos Digitais para a Educação Financeira: levantamento e análise de games da Google Play Store. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: <https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/3704>. Acessado em: 19 set. 2025. PERIN, A. P.; CAMPOS, C. R. Uma investigação sobre concepções acerca da Educação Financeira de alunos do Ensino Médio. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–25, 2022. DOI: 10.51359/2177-9309.2022.254588. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/254588>. Acessado em: 17 maio. 2025. SPC Brasil. Como fazer seu Planejamento Financeiro para 2025. SPC Brasil, 2024. Disponível em: <https://www.spcbrasil.com.br/blog/planejamento-financeiro>. Acesso em: 18 maio. 2025. SANDRONI, P. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 1999. SCHEIN, Z.P. A educação financeira e o planejamento financeiro na visão de jovens de 17 e 18 anos de idade. Disponível em: <https://share.google/ioDnOCyUPN5QO1ADo>. Acessado em: 17 out. 2025. SALLA, S. S. O endividamento e a educação financeira de jovens: um estudo no município de Nova Alvorada/RS. 2014. 71 f. Monografia (Bacharel em Ciências Econômicas). Curso de Ciências Econômicas. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014. Disponível em: <http://repositorio.upf.br/handle/riupf/488>. Acessado em: 02 out. 2025. SANTOS, F. M. dos. ANÁLISE DE CONTEÚDO: A VISÃO DE LAURENCE BARDIN. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 383–387, 2012. DOI: 10.14244/%19827199291. Disponível em: <https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/291>. Acessado em: 12 maio. 2025. SILVA, I. S.; et al. Educação financeira e investimentos: um guia para jovens empreendedores. (Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Administração - ETEC) Cajamar, 2024. XPI. Investimentos para Iniciantes: um guia com estratégias para quem quer começar. xpi.com.br, 24 maio 2020. Disponível em: <https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/investimento-para-iniciantes/>. Acessado em: 16 out. 2025. YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Universidade Federal do Amazonas Programa de Pós-graduação em Letras, 2015.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectPúblico-Jovempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleFINANÇAS NA JUVENTUDE: UMA PROPOSTA PARA A AUTONOMIA FINANCEIRApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cássia Rodrigues.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.