Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6027
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO IF GOIANO - CAMPUS CERES: COMPARAÇÃO ENTRE COTISTAS E NÃO COTISTAS
Autor(es): Rodrigues, Erick Luiz de Paulo
Primeiro Orientador: Burger, Marcela Carmen de Melo
Primeiro Membro da Banca: Francisco, Cristiane Andretta
Segundo Membro da Banca: Rosa, Eliane Vieira
Resumo: Este estudo analisa a permanência estudantil no Instituto Federal Goiano Campus Ceres, partindo do entendimento de que o ingresso no ensino público não garante, por si só, equidade nas condições de continuidade acadêmica. O objetivo foi comparar cotistas, ingressantes por ações afirmativas, e não cotistas, da ampla concorrência, identificando diferenças socioeconômicas, acesso a auxílios institucionais e fatores de risco à permanência. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de corte transversal, baseado em dados obtidos por meio de questionário institucional aplicado em 2022. A amostra foi composta por 215 estudantes, sendo 33 por cento cotistas e 67 por cento não cotistas, e os dados foram analisados por estatística descritiva e comparativa. Os resultados mostram que os cotistas estão concentrados nas faixas de menor renda e acessam auxílios institucionais com maior frequência, embora quase metade permaneça sem qualquer suporte. As taxas de reprovação são semelhantes entre os grupos, indicando que desigualdades de origem não se convertem automaticamente em menor desempenho acadêmico. Observou-se também que os principais fatores de risco diferem entre os grupos, com pressões econômicas mais presentes entre os não cotistas e fatores psicossociais mais frequentes entre os cotistas. Conclui-se que políticas integradas, que ampliem apoios institucionais e promovam condições equânimes de permanência, são essenciais para garantir maior justiça acadêmica.
Abstract: Este estudo analisa a permanência estudantil no Instituto Federal Goiano Campus Ceres, partindo do entendimento de que o ingresso no ensino público não garante, por si só, equidade nas condições de continuidade acadêmica. O objetivo foi comparar cotistas, ingressantes por ações afirmativas, e não cotistas, da ampla concorrência, identificando diferenças socioeconômicas, acesso a auxílios institucionais e fatores de risco à permanência. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de corte transversal, baseado em dados obtidos por meio de questionário institucional aplicado em 2022. A amostra foi composta por 215 estudantes, sendo 33 por cento cotistas e 67 por cento não cotistas, e os dados foram analisados por estatística descritiva e comparativa. Os resultados mostram que os cotistas estão concentrados nas faixas de menor renda e acessam auxílios institucionais com maior frequência, embora quase metade permaneça sem qualquer suporte. As taxas de reprovação são semelhantes entre os grupos, indicando que desigualdades de origem não se convertem automaticamente em menor desempenho acadêmico. Observou-se também que os principais fatores de risco diferem entre os grupos, com pressões econômicas mais presentes entre os não cotistas e fatores psicossociais mais frequentes entre os cotistas. Conclui-se que políticas integradas, que ampliem apoios institucionais e promovam condições equânimes de permanência, são essenciais para garantir maior justiça acadêmica.
Palavras-chave: política pública
educação pública
permanência estudantil
políticas de cotas
apoio institucional
equidade educacional
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6027
Data do documento: 19-Dez-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Erick Rodrigues.pdfSegue o arquivo atualizado em PDF.820,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.