Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6027Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Burger, Marcela Carmen de Melo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5719050036095491 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Francisco, Cristiane Andretta | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2955171115862618 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rosa, Eliane Vieira | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2320648115845267 | pt_BR |
| dc.creator | Rodrigues, Erick Luiz de Paulo | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5890717486791666 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-12-15T11:27:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-15T11:27:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025-12-19 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6027 | - |
| dc.description.abstract | Este estudo analisa a permanência estudantil no Instituto Federal Goiano Campus Ceres, partindo do entendimento de que o ingresso no ensino público não garante, por si só, equidade nas condições de continuidade acadêmica. O objetivo foi comparar cotistas, ingressantes por ações afirmativas, e não cotistas, da ampla concorrência, identificando diferenças socioeconômicas, acesso a auxílios institucionais e fatores de risco à permanência. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de corte transversal, baseado em dados obtidos por meio de questionário institucional aplicado em 2022. A amostra foi composta por 215 estudantes, sendo 33 por cento cotistas e 67 por cento não cotistas, e os dados foram analisados por estatística descritiva e comparativa. Os resultados mostram que os cotistas estão concentrados nas faixas de menor renda e acessam auxílios institucionais com maior frequência, embora quase metade permaneça sem qualquer suporte. As taxas de reprovação são semelhantes entre os grupos, indicando que desigualdades de origem não se convertem automaticamente em menor desempenho acadêmico. Observou-se também que os principais fatores de risco diferem entre os grupos, com pressões econômicas mais presentes entre os não cotistas e fatores psicossociais mais frequentes entre os cotistas. Conclui-se que políticas integradas, que ampliem apoios institucionais e promovam condições equânimes de permanência, são essenciais para garantir maior justiça acadêmica. | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo analisa a permanência estudantil no Instituto Federal Goiano Campus Ceres, partindo do entendimento de que o ingresso no ensino público não garante, por si só, equidade nas condições de continuidade acadêmica. O objetivo foi comparar cotistas, ingressantes por ações afirmativas, e não cotistas, da ampla concorrência, identificando diferenças socioeconômicas, acesso a auxílios institucionais e fatores de risco à permanência. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de corte transversal, baseado em dados obtidos por meio de questionário institucional aplicado em 2022. A amostra foi composta por 215 estudantes, sendo 33 por cento cotistas e 67 por cento não cotistas, e os dados foram analisados por estatística descritiva e comparativa. Os resultados mostram que os cotistas estão concentrados nas faixas de menor renda e acessam auxílios institucionais com maior frequência, embora quase metade permaneça sem qualquer suporte. As taxas de reprovação são semelhantes entre os grupos, indicando que desigualdades de origem não se convertem automaticamente em menor desempenho acadêmico. Observou-se também que os principais fatores de risco diferem entre os grupos, com pressões econômicas mais presentes entre os não cotistas e fatores psicossociais mais frequentes entre os cotistas. Conclui-se que políticas integradas, que ampliem apoios institucionais e promovam condições equânimes de permanência, são essenciais para garantir maior justiça acadêmica. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Erick Luiz de Paulo Rodrigues (erick.luiz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-11T18:26:50Z No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.docx: 354572 bytes, checksum: c3e1c2a9d30d0cd4ca01f1deaed4a2f0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ERICK LUIZ, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf);-- Falta folha de aprovação assinada pela banca;-- O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovaçãocontendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa; 2º Folha de rosto; 3º TCAE; 4º Ata de defesa; 5º Trabalho defendido. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-12-11T23:57:22Z (GMT) | en |
| dc.description.provenance | Submitted by Erick Luiz de Paulo Rodrigues (erick.luiz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-12T12:20:33Z No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.docx: 3792685 bytes, checksum: 414d66f580e55cb5a2e7895a223834d2 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Rejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ERICK LUIZ, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa; 2º Folha de rosto; 3º TCAE; 4º Ata de defesa; 5º Trabalho defendido. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente on 2025-12-12T22:26:13Z (GMT) | en |
| dc.description.provenance | Submitted by Erick Luiz de Paulo Rodrigues (erick.luiz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-13T00:28:18Z No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.pdf: 840522 bytes, checksum: d53970e20f59b3ba2beb49f21826345c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-15T11:22:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.pdf: 840522 bytes, checksum: d53970e20f59b3ba2beb49f21826345c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-15T11:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.pdf: 840522 bytes, checksum: d53970e20f59b3ba2beb49f21826345c (MD5) Previous issue date: 2025-12-19 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | política pública | pt_BR |
| dc.subject | educação pública | pt_BR |
| dc.subject | permanência estudantil | pt_BR |
| dc.subject | políticas de cotas | pt_BR |
| dc.subject | apoio institucional | pt_BR |
| dc.subject | equidade educacional | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO IF GOIANO - CAMPUS CERES: COMPARAÇÃO ENTRE COTISTAS E NÃO COTISTAS | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tcc_Erick Rodrigues.pdf | Segue o arquivo atualizado em PDF. | 820,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.