Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Burger, Marcela Carmen de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5719050036095491pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Cristiane Andretta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2955171115862618pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Eliane Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2320648115845267pt_BR
dc.creatorRodrigues, Erick Luiz de Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5890717486791666pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-15T11:27:48Z-
dc.date.available2025-12-15T11:27:48Z-
dc.date.issued2025-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6027-
dc.description.abstractEste estudo analisa a permanência estudantil no Instituto Federal Goiano Campus Ceres, partindo do entendimento de que o ingresso no ensino público não garante, por si só, equidade nas condições de continuidade acadêmica. O objetivo foi comparar cotistas, ingressantes por ações afirmativas, e não cotistas, da ampla concorrência, identificando diferenças socioeconômicas, acesso a auxílios institucionais e fatores de risco à permanência. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de corte transversal, baseado em dados obtidos por meio de questionário institucional aplicado em 2022. A amostra foi composta por 215 estudantes, sendo 33 por cento cotistas e 67 por cento não cotistas, e os dados foram analisados por estatística descritiva e comparativa. Os resultados mostram que os cotistas estão concentrados nas faixas de menor renda e acessam auxílios institucionais com maior frequência, embora quase metade permaneça sem qualquer suporte. As taxas de reprovação são semelhantes entre os grupos, indicando que desigualdades de origem não se convertem automaticamente em menor desempenho acadêmico. Observou-se também que os principais fatores de risco diferem entre os grupos, com pressões econômicas mais presentes entre os não cotistas e fatores psicossociais mais frequentes entre os cotistas. Conclui-se que políticas integradas, que ampliem apoios institucionais e promovam condições equânimes de permanência, são essenciais para garantir maior justiça acadêmica.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa a permanência estudantil no Instituto Federal Goiano Campus Ceres, partindo do entendimento de que o ingresso no ensino público não garante, por si só, equidade nas condições de continuidade acadêmica. O objetivo foi comparar cotistas, ingressantes por ações afirmativas, e não cotistas, da ampla concorrência, identificando diferenças socioeconômicas, acesso a auxílios institucionais e fatores de risco à permanência. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de corte transversal, baseado em dados obtidos por meio de questionário institucional aplicado em 2022. A amostra foi composta por 215 estudantes, sendo 33 por cento cotistas e 67 por cento não cotistas, e os dados foram analisados por estatística descritiva e comparativa. Os resultados mostram que os cotistas estão concentrados nas faixas de menor renda e acessam auxílios institucionais com maior frequência, embora quase metade permaneça sem qualquer suporte. As taxas de reprovação são semelhantes entre os grupos, indicando que desigualdades de origem não se convertem automaticamente em menor desempenho acadêmico. Observou-se também que os principais fatores de risco diferem entre os grupos, com pressões econômicas mais presentes entre os não cotistas e fatores psicossociais mais frequentes entre os cotistas. Conclui-se que políticas integradas, que ampliem apoios institucionais e promovam condições equânimes de permanência, são essenciais para garantir maior justiça acadêmica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erick Luiz de Paulo Rodrigues (erick.luiz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-11T18:26:50Z No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.docx: 354572 bytes, checksum: c3e1c2a9d30d0cd4ca01f1deaed4a2f0 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ERICK LUIZ, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  -- Falta o TCAE no modelo disponibilizado pelo RIIF e tem que estar assinado pelo orientador (https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf);-- Falta folha de aprovação assinada pela banca;--  O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovaçãocontendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º  TCAE;  4º  Ata de defesa;  5º  Trabalho defendido.  Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-12-11T23:57:22Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Erick Luiz de Paulo Rodrigues (erick.luiz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-12T12:20:33Z No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.docx: 3792685 bytes, checksum: 414d66f580e55cb5a2e7895a223834d2 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ERICK LUIZ, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º TCAE;  4º Ata de defesa;  5º Trabalho defendido. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente on 2025-12-12T22:26:13Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Erick Luiz de Paulo Rodrigues (erick.luiz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-13T00:28:18Z No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.pdf: 840522 bytes, checksum: d53970e20f59b3ba2beb49f21826345c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-15T11:22:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.pdf: 840522 bytes, checksum: d53970e20f59b3ba2beb49f21826345c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-15T11:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Erick Rodrigues.pdf: 840522 bytes, checksum: d53970e20f59b3ba2beb49f21826345c (MD5) Previous issue date: 2025-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpolítica públicapt_BR
dc.subjecteducação públicapt_BR
dc.subjectpermanência estudantilpt_BR
dc.subjectpolíticas de cotaspt_BR
dc.subjectapoio institucionalpt_BR
dc.subjectequidade educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO IF GOIANO - CAMPUS CERES: COMPARAÇÃO ENTRE COTISTAS E NÃO COTISTASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Erick Rodrigues.pdfSegue o arquivo atualizado em PDF.820,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.