Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6016| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | PLANTAS MEDICINAIS NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE SABER POPULAR E CIÊNCIA |
| Autor(es): | Crispim, Kellyne Helena Teixeira |
| Primeiro Orientador: | Marques, Fabiana Aparecida |
| Resumo: | Diante da necessidade de popularizar a ciência e incentivar os jovens a ter mais interesse pela área de Ciências da Natureza, o presente projeto de extensão buscou articular o conhecimento científico e o saber tradicional sobre o uso de plantas medicinais, promovendo a popularização da ciência entre estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Alves Toledo (CEJAT), na cidade de Uruana-GO. A metodologia envolveu etapas integradas de pesquisa, ensino e extensão, envolvendo a aplicação de questionários, pesquisa bibliográfica, oficinas práticas, palestras e visita à horta do campus executor para reconhecimento e plantio de espécies medicinais, bem como a participação em eventos científicos por parte dos autores. Os estudantes demonstraram maior interesse pela ciência, reconheceram saberes tradicionais e relataram práticas familiares relacionadas às plantas medicinais. As ações contribuíram ainda para o despertar do interesse científico e para a formação cidadã dos participantes, reafirmando o papel social da educação científica na valorização da biodiversidade e dos conhecimentos populares. |
| Abstract: | Given the need to popularize science and encourage young people to be more interested in the field of Natural Sciences, this extension project sought to articulate scientific knowledge and traditional knowledge about the use of medicinal plants, promoting the popularization of science among first-year high school students at a state school in a city near the authors' institution. The methodology involved integrated stages of research, teaching, and extension, including the application of questionnaires, bibliographic research, practical workshops, lectures, and a visit to the campus's garden for the identification and planting of medicinal species, as well as the authors' participation in scientific events. The students demonstrated greater interest in science, recognized traditional knowledge, and reported on family practices related to medicinal plants. These activities also contributed to sparking scientific interest and fostering civic education among the participants, reaffirming the social role of science education in valuing biodiversity and popular knowledge. |
| Palavras-chave: | Educação científica. Etnobotânica. Horta |
| Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Campus: | Campus Ceres |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/6016 |
| Data do documento: | 25-Nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tcc kellyne.pdf | 3,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.