Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5978
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DOCENTE: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IF GOIANO – CAMPUS CERES
Autor(es): Silva, Laura Daniely da
Primeiro Orientador: Ferreira, Gustavo Lopes
Primeiro Membro da Banca: Firmino, Simone Gomes
Segundo Membro da Banca: Silva, Maria Isabella da
Resumo: Diante do colapso climático que marca o mundo contemporâneo, evidencia-se a necessidade de abordar as questões ambientais como forma de sensibilizar a sociedade. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) se apresenta como uma ferramenta indispensável para a promoção da consciência sobre o meio ambiente, configurando-se como uma área de ensino ampla, que transcende o campo das ciências, abrange diferentes saberes e desempenha papel fundamental na formação acadêmica e cidadã do indivíduo, sendo um direito garantido pela Constituição Federal. Assim, o presente artigo, que apresenta metodologia explanatória de abordagem qualiquantitativa, realiza um levantamento das produções acadêmicas desenvolvidas pelos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, no período entre 2013 e 2024, com o objetivo de compreender as concepções dos estudantes acerca da temática e identificar as diversas abordagens científico-metodológicas presentes em seus trabalhos, destacando o papel do Campus como instituição formadora de professores-pesquisadores e contribuidora para a produção científica.
Abstract: Amid the climate collapse that characterizes the contemporary world, the need to address environmental issues as a means of raising social awareness becomes evident. In this context, Environmental Education (EE) emerges as an essential tool for promoting environmental awareness, constituting a broad field of education that transcends the natural sciences, integrates multiple forms of knowledge, and plays a fundamental role in academic and civic formation, being a right guaranteed by the Federal Constitution. Therefore, this study, which adopts an explanatory methodology with a quali-quantitative approach, conducts a survey of academic works produced by graduates of the Biological Sciences Teaching Program at the Federal Institute Goiano – Ceres Campus, between 2013 and 2024. The aim is to understand students’ conceptions of Environmental Education and to identify the different scientific and methodological approaches present in their final papers, highlighting the role of the campus as a teacher-training institution and as a contributor to scientific production.
Palavras-chave: Educação ambiental
Licenciatura
Produções científicas
Formação inicial docente
Pesquisa em educação
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5978
Data do documento: 18-Nov-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC Laura Daniely - Versão final.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.