Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Gustavo Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8216024102818214pt_BR
dc.contributor.referee1Firmino, Simone Gomes-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Isabella da-
dc.creatorSilva, Laura Daniely da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1211362409299463pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-10T00:37:59Z-
dc.date.available2025-12-08-
dc.date.available2025-12-10T00:37:59Z-
dc.date.issued2025-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5978-
dc.description.abstractAmid the climate collapse that characterizes the contemporary world, the need to address environmental issues as a means of raising social awareness becomes evident. In this context, Environmental Education (EE) emerges as an essential tool for promoting environmental awareness, constituting a broad field of education that transcends the natural sciences, integrates multiple forms of knowledge, and plays a fundamental role in academic and civic formation, being a right guaranteed by the Federal Constitution. Therefore, this study, which adopts an explanatory methodology with a quali-quantitative approach, conducts a survey of academic works produced by graduates of the Biological Sciences Teaching Program at the Federal Institute Goiano – Ceres Campus, between 2013 and 2024. The aim is to understand students’ conceptions of Environmental Education and to identify the different scientific and methodological approaches present in their final papers, highlighting the role of the campus as a teacher-training institution and as a contributor to scientific production.pt_BR
dc.description.resumoDiante do colapso climático que marca o mundo contemporâneo, evidencia-se a necessidade de abordar as questões ambientais como forma de sensibilizar a sociedade. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) se apresenta como uma ferramenta indispensável para a promoção da consciência sobre o meio ambiente, configurando-se como uma área de ensino ampla, que transcende o campo das ciências, abrange diferentes saberes e desempenha papel fundamental na formação acadêmica e cidadã do indivíduo, sendo um direito garantido pela Constituição Federal. Assim, o presente artigo, que apresenta metodologia explanatória de abordagem qualiquantitativa, realiza um levantamento das produções acadêmicas desenvolvidas pelos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, no período entre 2013 e 2024, com o objetivo de compreender as concepções dos estudantes acerca da temática e identificar as diversas abordagens científico-metodológicas presentes em seus trabalhos, destacando o papel do Campus como instituição formadora de professores-pesquisadores e contribuidora para a produção científica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laura Daniely da Silva (laura.daniely@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-09T23:26:55Z No. of bitstreams: 1 TC Laura Daniely - Versão final.pdf: 1363703 bytes, checksum: 9281eaea908a620c6cd1dfa60f283d7d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-10T00:37:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Laura Daniely - Versão final.pdf: 1363703 bytes, checksum: 9281eaea908a620c6cd1dfa60f283d7d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-10T00:37:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Laura Daniely - Versão final.pdf: 1363703 bytes, checksum: 9281eaea908a620c6cd1dfa60f283d7d (MD5) Previous issue date: 2025-11-18en
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectProduções científicaspt_BR
dc.subjectFormação inicial docentept_BR
dc.subjectPesquisa em educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DOCENTE: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IF GOIANO – CAMPUS CERESpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC Laura Daniely - Versão final.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.