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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: PRÁTICAS E DESAFIOS NO TREINAMENTO A PESSOAS COM AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL NAS ACADEMIAS
Autor(es): Esmeriz, Arthur de Oliveira
Primeiro Orientador: Martins, Matheus Souza
Segundo Orientador: Miranda, Valter Paulo Neves
Resumo: A amputação transtibial, caracterizada pela retirada parcial do membro abaixo do joelho, acarreta impactos significativos na mobilidade, autoestima e independência funcional dos indivíduos, além de representar um elevado custo para os sistemas de saúde. Considerando esses desafios, objetiva-se analisar as práticas e os obstáculos enfrentados no treinamento de pessoas com amputação transtibial em academias, ressaltando o papel do profissional de Educação Física sob uma perspectiva inclusiva e baseada em evidências científicas. Para tanto, procede-se a uma revisão bibliográfica qualitativa, realizada em bases como SciELO, LILACS, Web of Science e Google Acadêmico. Observa-se que programas individualizados de fortalecimento de quadril, treino de marcha com feedback e modalidades de baixo impacto, como o ciclismo estacionário, favorecem a reabilitação e o bem-estar psicossocial. Conclui-se que a atuação do profissional de Educação Física é determinante para a inclusão e para o desenvolvimento de protocolos seguros, eficazes e acessíveis em academias.
Abstract: Transtibial amputation, characterized by the partial removal of the limb below the knee, causes significant impacts on mobility, self-esteem, and functional independence, in addition to representing a high cost for health systems. Considering these challenges, this study aims to analyze the practices and obstacles faced in the training of individuals with transtibial amputation in fitness centers, highlighting the role of the Physical Education professional from an inclusive and evidence-based perspective. To this end, a qualitative bibliographic review was conducted using databases such as SciELO, LILACS, Web of Science, and Google Scholar. It was observed that individualized programs focusing on hip strengthening, gait training with feedback, and low-impact modalities such as stationary cycling promote rehabilitation and psychosocial well-being. It is concluded that the performance of Physical Education professionals is crucial for inclusion and for the development of safe, effective, and accessible training protocols in gyms.
Palavras-chave: Palavras-chave: Amputação Transtibial. Reabilitação Física. Educação Física Adaptada. Inclusão Social.
Keywords: Transtibial Amputation. Physical Rehabilitation. Adapted Physical Education. Social Inclusion.
Área do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5970
Data do documento: 19-Nov-2025
Aparece nas coleções:Bacharelado em Educação Física

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