Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Matheus Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0610289571161599pt_BR
dc.contributor.advisor2Miranda, Valter Paulo Neves-
dc.contributor.advisor2Latteshttps://lattes.cnpq.br/2507870178829886pt_BR
dc.creatorEsmeriz, Arthur de Oliveira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2084314779746912pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-09T23:14:34Z-
dc.date.available2025-12-05-
dc.date.available2025-12-09T23:14:34Z-
dc.date.issued2025-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5970-
dc.description.abstractTranstibial amputation, characterized by the partial removal of the limb below the knee, causes significant impacts on mobility, self-esteem, and functional independence, in addition to representing a high cost for health systems. Considering these challenges, this study aims to analyze the practices and obstacles faced in the training of individuals with transtibial amputation in fitness centers, highlighting the role of the Physical Education professional from an inclusive and evidence-based perspective. To this end, a qualitative bibliographic review was conducted using databases such as SciELO, LILACS, Web of Science, and Google Scholar. It was observed that individualized programs focusing on hip strengthening, gait training with feedback, and low-impact modalities such as stationary cycling promote rehabilitation and psychosocial well-being. It is concluded that the performance of Physical Education professionals is crucial for inclusion and for the development of safe, effective, and accessible training protocols in gyms.pt_BR
dc.description.resumoA amputação transtibial, caracterizada pela retirada parcial do membro abaixo do joelho, acarreta impactos significativos na mobilidade, autoestima e independência funcional dos indivíduos, além de representar um elevado custo para os sistemas de saúde. Considerando esses desafios, objetiva-se analisar as práticas e os obstáculos enfrentados no treinamento de pessoas com amputação transtibial em academias, ressaltando o papel do profissional de Educação Física sob uma perspectiva inclusiva e baseada em evidências científicas. Para tanto, procede-se a uma revisão bibliográfica qualitativa, realizada em bases como SciELO, LILACS, Web of Science e Google Acadêmico. Observa-se que programas individualizados de fortalecimento de quadril, treino de marcha com feedback e modalidades de baixo impacto, como o ciclismo estacionário, favorecem a reabilitação e o bem-estar psicossocial. Conclui-se que a atuação do profissional de Educação Física é determinante para a inclusão e para o desenvolvimento de protocolos seguros, eficazes e acessíveis em academias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Arthur de Oliveira Esmeriz (arthur.esmeriz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-05T18:58:15Z No. of bitstreams: 3 Artigo publicado de Arthur de Oliveira Esmeriz.pdf: 247531 bytes, checksum: cdad50ce5320f249bd430a4b7b499faf (MD5) Arthur_ATA_DE_DISPENSA_TC.pdf: 56379 bytes, checksum: 8b11cead33846d075f25fb995c307454 (MD5) termo de autorização assinado.pdf: 187017 bytes, checksum: 48602ddc6ac630fb0f5d3c3300eec929 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ARTHUR, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º TCAE;  4º Ata de defesa;  5º Trabalho defendido. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-12-05T21:01:09Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Arthur de Oliveira Esmeriz (arthur.esmeriz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-09T18:58:56Z No. of bitstreams: 1 Artigo repositório.pdf.pdf: 1138520 bytes, checksum: 801a2e286a7963b51b542fa7a7abb270 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-09T23:14:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo repositório.pdf.pdf: 1138520 bytes, checksum: 801a2e286a7963b51b542fa7a7abb270 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-09T23:14:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo repositório.pdf.pdf: 1138520 bytes, checksum: 801a2e286a7963b51b542fa7a7abb270 (MD5) Previous issue date: 2025-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPalavras-chave: Amputação Transtibial. Reabilitação Física. Educação Física Adaptada. Inclusão Social.pt_BR
dc.subjectKeywords: Transtibial Amputation. Physical Rehabilitation. Adapted Physical Education. Social Inclusion.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: PRÁTICAS E DESAFIOS NO TREINAMENTO A PESSOAS COM AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL NAS ACADEMIASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo repositório.pdf.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.