Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5963
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR
Autor(es): Sousa, Alice Carvalho de
Primeiro Orientador: Qualhato, Thiago Fernandes
Resumo: Segundo a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), a inclusão consiste em assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando sua efetiva participação na sociedade. Este artigo qualitativo investigou a percepção de 18 professores da educação básica de duas escolas públicas da cidade de Jaraguá, no estado de Goiás, sobre práticas e desafios da inclusão escolar em seus contextos de atuação. Foi aplicado um questionário online de opinião pública, com respostas anônimas (Resolução CNS 510/2016), analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam dificuldades recorrentes, como a ausência de formação inicial e continuada adequada, carência de recursos especializados, escassez de tempo para planejamento individualizado e baixa articulação com familiares. Em contrapartida, os docentes relataram práticas de adaptação pedagógica, incluindo atividades diferenciadas, uso de Libras, recursos visuais e trabalhos cooperativos, além de iniciativas de inclusão social em sala de aula. Destacam-se discrepâncias nos relatos: enquanto alguns professores mencionaram “boa interação” entre os alunos, outros afirmaram que a inclusão ainda é percebida como “mera utopia”. Esses depoimentos ecoam achados já citados na literatura, que apontam preparo insuficiente do corpo docente e estratégias inclusivas aplicadas de forma inconstante. Em consonância, estudos recentes reforçam a persistência de barreiras estruturais e formativas ao processo inclusivo. Observa-se, portanto, que os avanços legais não têm sido suficientes para garantir a efetivação da inclusão escolar, sendo imprescindíveis investimentos em formação docente e em apoio educacional especializado.
Abstract: According to the Brazilian Inclusion Law (Law No. 13,146/2015), inclusion aims to ensure and promote, under equal conditions, the exercise of fundamental rights and freedoms of people with disabilities, fostering their effective participation in society. This qualitative study investigated the perceptions of 18 basic education teachers from two public schools in the city of Jaraguá, Goiás, regarding practices and challenges of school inclusion in their contexts. An online public opinion questionnaire with anonymous responses (Resolution CNS 510/2016) was applied, and the qualitative data were analyzed using Bardin’s content analysis technique. The findings highlight recurrent challenges, such as insufficient initial and continuing training, lack of specialized resources, limited time for individualized planning, and weak articulation with families. On the other hand, teachers reported pedagogical adaptations, including differentiated activities, the use of Brazilian Sign Language (Libras), visual resources, cooperative work, and social inclusion initiatives in the classroom. Discrepancies emerged in the accounts: while some teachers described “good interaction” among students, others stated that inclusion is still perceived as a “mere utopia.” These reports resonate with findings already mentioned in the literature, which indicate insufficient teacher preparation and inconsistent application of inclusive strategies. In line with recent studies, structural and formative barriers to effective inclusion persist. It is concluded that legal advances alone are not enough to guarantee inclusive practices, and investments in teacher training and specialized educational support remain essential. Keywords: Challenges; Inclusive Education; School Inclusion; Perceptions; Pedagogical Practice
Palavras-chave: Desafios; Educação inclusiva; Inclusão escolar; Percepções; Práticas pedagógicas.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5963
Data do documento: 26-Nov-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducaçaoinclusivaAliceCS.pdf864,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.