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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Qualhato, Thiago Fernandes-
dc.creatorSousa, Alice Carvalho de-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2025-12-09T22:06:19Z-
dc.date.available2025-12-08-
dc.date.available2025-12-09T22:06:19Z-
dc.date.issued2025-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5963-
dc.description.abstractAccording to the Brazilian Inclusion Law (Law No. 13,146/2015), inclusion aims to ensure and promote, under equal conditions, the exercise of fundamental rights and freedoms of people with disabilities, fostering their effective participation in society. This qualitative study investigated the perceptions of 18 basic education teachers from two public schools in the city of Jaraguá, Goiás, regarding practices and challenges of school inclusion in their contexts. An online public opinion questionnaire with anonymous responses (Resolution CNS 510/2016) was applied, and the qualitative data were analyzed using Bardin’s content analysis technique. The findings highlight recurrent challenges, such as insufficient initial and continuing training, lack of specialized resources, limited time for individualized planning, and weak articulation with families. On the other hand, teachers reported pedagogical adaptations, including differentiated activities, the use of Brazilian Sign Language (Libras), visual resources, cooperative work, and social inclusion initiatives in the classroom. Discrepancies emerged in the accounts: while some teachers described “good interaction” among students, others stated that inclusion is still perceived as a “mere utopia.” These reports resonate with findings already mentioned in the literature, which indicate insufficient teacher preparation and inconsistent application of inclusive strategies. In line with recent studies, structural and formative barriers to effective inclusion persist. It is concluded that legal advances alone are not enough to guarantee inclusive practices, and investments in teacher training and specialized educational support remain essential. Keywords: Challenges; Inclusive Education; School Inclusion; Perceptions; Pedagogical Practicept_BR
dc.description.resumoSegundo a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), a inclusão consiste em assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência, visando sua efetiva participação na sociedade. Este artigo qualitativo investigou a percepção de 18 professores da educação básica de duas escolas públicas da cidade de Jaraguá, no estado de Goiás, sobre práticas e desafios da inclusão escolar em seus contextos de atuação. Foi aplicado um questionário online de opinião pública, com respostas anônimas (Resolução CNS 510/2016), analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam dificuldades recorrentes, como a ausência de formação inicial e continuada adequada, carência de recursos especializados, escassez de tempo para planejamento individualizado e baixa articulação com familiares. Em contrapartida, os docentes relataram práticas de adaptação pedagógica, incluindo atividades diferenciadas, uso de Libras, recursos visuais e trabalhos cooperativos, além de iniciativas de inclusão social em sala de aula. Destacam-se discrepâncias nos relatos: enquanto alguns professores mencionaram “boa interação” entre os alunos, outros afirmaram que a inclusão ainda é percebida como “mera utopia”. Esses depoimentos ecoam achados já citados na literatura, que apontam preparo insuficiente do corpo docente e estratégias inclusivas aplicadas de forma inconstante. Em consonância, estudos recentes reforçam a persistência de barreiras estruturais e formativas ao processo inclusivo. Observa-se, portanto, que os avanços legais não têm sido suficientes para garantir a efetivação da inclusão escolar, sendo imprescindíveis investimentos em formação docente e em apoio educacional especializado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alice Carvalho de Sousa (alice.sousa@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-08T22:46:41Z No. of bitstreams: 1 EducaçaoinclusivaAliceCS.pdf: 885164 bytes, checksum: 079debe92b3e4c43e10483a955eb4fbc (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesafios; Educação inclusiva; Inclusão escolar; Percepções; Práticas pedagógicas.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRÁTICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLARpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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