Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5923
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO EM BIOLOGIA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E NO PIBID
Título(s) alternativo(s): Formação Docente em Biologia: Identidade e Saberes Profissionais.
Autor(es): Santos, Victor Emmanuel de Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Mairon Marques dos
Primeiro Membro da Banca: Duarte, Fernanda Melo
Segundo Membro da Banca: Morais, Elvis Batista de
Resumo: Este trabalho analisa as experiências formativas desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizados em duas escolas públicas do Vale do São Patrício. As atividades envolveram observação, planejamento, regência e aplicação de práticas pedagógicas que articularam teoria e prática no ensino de Biologia, em diálogo com autores como Freire, Libâneo, Nóvoa e Tardif. No ESO, destacaram-se ações de intervenção, como o projeto de Educação Ambiental sobre o Cerrado, que integrou trilha ecológica, atividades investigativas e registros em caderno de campo. No PIBID, foram desenvolvidas práticas como a construção de materiais didáticos tridimensionais, aulas dialogadas e experimentações laboratoriais sobre células, vírus e divisão celular. Essas vivências permitiram compreender a complexidade da escola pública, enfrentar desafios estruturais, diversificar metodologias e fortalecer a mediação pedagógica. Também contribuíram para o desenvolvimento de competências docentes, para a reflexão crítica sobre a própria prática e para a consolidação de uma identidade profissional comprometida com uma educação significativa, investigativa e contextualizada.
Abstract: This study analyzes the formative experiences developed during the Mandatory Supervised Internship (ESO in Portuguese) and the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID in Portuguese), carried out in two public schools in the Vale do São Patrício region. The activities involved observation, lesson planning, teaching practice, and the implementation of pedagogical strategies that articulated theory and practice in Biology education, in alignment with authors such as Freire, Libâneo, Nóvoa, and Tardif. In the internship, noteworthy actions included an Environmental Education project on the Cerrado biome, which integrated a field trail, investigative activities, and field-notebook documentation. Within the scope of PIBID, the experiences comprised the development of three-dimensional didactic materials, dialogic lessons, and laboratory practices involving the study of cells, viruses, and cell division. These experiences enabled a deeper understanding of the complexity of public schooling, the challenges of educational structures, and the need for diversified and contextualized methodologies. They also contributed to the development of pedagogical competencies, critical reflection on teaching practice, and the consolidation of a professional identity committed to meaningful, inquiry-based, and context-oriented Biology education.
Palavras-chave: Formação docente; Prática pedagógica; Metodologias ativas; Saberes docentes; Escola pública.
Área do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5923
Data do documento: 26-Nov-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-VICTOR EMMANUEL.PDF1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.