Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mairon Marques dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5976166884031574pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Fernanda Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5338539796531801pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Elvis Batista de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0589966529806924pt_BR
dc.creatorSantos, Victor Emmanuel de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-12-02T17:08:12Z-
dc.date.available2025-12-10-
dc.date.available2025-12-02T17:08:12Z-
dc.date.issued2025-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5923-
dc.description.abstractThis study analyzes the formative experiences developed during the Mandatory Supervised Internship (ESO in Portuguese) and the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID in Portuguese), carried out in two public schools in the Vale do São Patrício region. The activities involved observation, lesson planning, teaching practice, and the implementation of pedagogical strategies that articulated theory and practice in Biology education, in alignment with authors such as Freire, Libâneo, Nóvoa, and Tardif. In the internship, noteworthy actions included an Environmental Education project on the Cerrado biome, which integrated a field trail, investigative activities, and field-notebook documentation. Within the scope of PIBID, the experiences comprised the development of three-dimensional didactic materials, dialogic lessons, and laboratory practices involving the study of cells, viruses, and cell division. These experiences enabled a deeper understanding of the complexity of public schooling, the challenges of educational structures, and the need for diversified and contextualized methodologies. They also contributed to the development of pedagogical competencies, critical reflection on teaching practice, and the consolidation of a professional identity committed to meaningful, inquiry-based, and context-oriented Biology education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa as experiências formativas desenvolvidas no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizados em duas escolas públicas do Vale do São Patrício. As atividades envolveram observação, planejamento, regência e aplicação de práticas pedagógicas que articularam teoria e prática no ensino de Biologia, em diálogo com autores como Freire, Libâneo, Nóvoa e Tardif. No ESO, destacaram-se ações de intervenção, como o projeto de Educação Ambiental sobre o Cerrado, que integrou trilha ecológica, atividades investigativas e registros em caderno de campo. No PIBID, foram desenvolvidas práticas como a construção de materiais didáticos tridimensionais, aulas dialogadas e experimentações laboratoriais sobre células, vírus e divisão celular. Essas vivências permitiram compreender a complexidade da escola pública, enfrentar desafios estruturais, diversificar metodologias e fortalecer a mediação pedagógica. Também contribuíram para o desenvolvimento de competências docentes, para a reflexão crítica sobre a própria prática e para a consolidação de uma identidade profissional comprometida com uma educação significativa, investigativa e contextualizada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Victor Emmanuel de Oliveira Santos (victor.emmanuel@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-12-01T18:44:13Z No. of bitstreams: 1 TCC-VICTOR EMMANUEL.PDF: 1448374 bytes, checksum: fb89c403d002d145144cdad8c1ae1641 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-12-02T17:08:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-VICTOR EMMANUEL.PDF: 1448374 bytes, checksum: fb89c403d002d145144cdad8c1ae1641 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-02T17:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-VICTOR EMMANUEL.PDF: 1448374 bytes, checksum: fb89c403d002d145144cdad8c1ae1641 (MD5) Previous issue date: 2025-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docente; Prática pedagógica; Metodologias ativas; Saberes docentes; Escola pública.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleDOCÊNCIA NA FORMAÇÃO EM BIOLOGIA: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E NO PIBIDpt_BR
dc.title.alternativeFormação Docente em Biologia: Identidade e Saberes Profissionais.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-VICTOR EMMANUEL.PDF1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.