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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5903| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO INTERIOR DE GOIÁS |
| Autor(es): | Sá, Elísia Gabriela Pereira de |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Gustavo Lopes |
| Resumo: | O presente artigo, escrito em formato de relato de experiência, analisa as vivências de uma estagiária durante o Estágio Curricular Supervisionado I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição federal brasileira, localizada no interior do estado de Goiás, compreendendo-o como eixo fundamental na articulação entre teoria e prática na formação docente. No Estágio I, a ênfase recaiu sobre a observação da realidade escolar, evidenciando aspectos estruturais, metodológicos e sociais que influenciam diretamente o processo de ensino-aprendizagem, tais como o uso pedagógico das tecnologias, as dificuldades de leitura e escrita dos discentes e a limitação no acesso a práticas laboratoriais. Já o Estágio II, possibilitou a transição da observação para a regência, com a construção de planos de aula, aplicação de metodologias diversificadas, enfrentamento de situações de indisciplina e adaptação das estratégias pedagógicas às demandas específicas das turmas. As experiências vivenciadas reforçam a concepção de que a formação do professor exige planejamento crítico, flexibilidade metodológica e constante reflexão sobre a práxis, elementos que não apenas favorecem o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também consolidam a identidade docente em sua dimensão social e transformadora. |
| Abstract: | This article, written as an experience report, analyzes the experiences of a student teacher during the Supervised Internship I and II of the Bachelor's Degree in Biological Sciences at a Brazilian federal institution located in the interior of the state of Goiás, understanding this component as a fundamental axis in articulating theory and practice in teacher education. In Internship I, the emphasis was placed on observing the school environment, highlighting structural, methodological, and social aspects that directly influence the teaching–learning process, such as the pedagogical use of technologies, students’ reading and writing difficulties, and limited access to laboratory practices. Internship II enabled the transition from observation to teaching practice, involving the development of lesson plans, the application of diversified methodologies, the management of indiscipline, and the adaptation of pedagogical strategies to the specific needs of each class. The experiences reinforce the understanding that teacher education requires critical planning, methodological flexibility, and constant reflection on praxis elements that not only support students’ academic development but also strengthen the teaching identity in its social and transformative dimensions. |
| Palavras-chave: | Estágio curricular supervisionado. Formação docente. Práxis pedagógica. Ensino de Ciências. Identidade profissional. Supervised internship. Teacher education. Pedagogical praxis. Science teaching. Professional identity. |
| Área do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Campus: | Campus Ceres |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5903 |
| Data do documento: | 16-Nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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