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dc.contributor.advisor1Ferreira, Gustavo Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8216024102818214pt_BR
dc.creatorSá, Elísia Gabriela Pereira de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2468644551869118pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-18T21:11:31Z-
dc.date.available2025-11-16-
dc.date.available2025-11-18T21:11:31Z-
dc.date.issued2025-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5903-
dc.description.abstractThis article, written as an experience report, analyzes the experiences of a student teacher during the Supervised Internship I and II of the Bachelor's Degree in Biological Sciences at a Brazilian federal institution located in the interior of the state of Goiás, understanding this component as a fundamental axis in articulating theory and practice in teacher education. In Internship I, the emphasis was placed on observing the school environment, highlighting structural, methodological, and social aspects that directly influence the teaching–learning process, such as the pedagogical use of technologies, students’ reading and writing difficulties, and limited access to laboratory practices. Internship II enabled the transition from observation to teaching practice, involving the development of lesson plans, the application of diversified methodologies, the management of indiscipline, and the adaptation of pedagogical strategies to the specific needs of each class. The experiences reinforce the understanding that teacher education requires critical planning, methodological flexibility, and constant reflection on praxis elements that not only support students’ academic development but also strengthen the teaching identity in its social and transformative dimensions.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, escrito em formato de relato de experiência, analisa as vivências de uma estagiária durante o Estágio Curricular Supervisionado I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição federal brasileira, localizada no interior do estado de Goiás, compreendendo-o como eixo fundamental na articulação entre teoria e prática na formação docente. No Estágio I, a ênfase recaiu sobre a observação da realidade escolar, evidenciando aspectos estruturais, metodológicos e sociais que influenciam diretamente o processo de ensino-aprendizagem, tais como o uso pedagógico das tecnologias, as dificuldades de leitura e escrita dos discentes e a limitação no acesso a práticas laboratoriais. Já o Estágio II, possibilitou a transição da observação para a regência, com a construção de planos de aula, aplicação de metodologias diversificadas, enfrentamento de situações de indisciplina e adaptação das estratégias pedagógicas às demandas específicas das turmas. As experiências vivenciadas reforçam a concepção de que a formação do professor exige planejamento crítico, flexibilidade metodológica e constante reflexão sobre a práxis, elementos que não apenas favorecem o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também consolidam a identidade docente em sua dimensão social e transformadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elisia Gabriela Pereira de Sa (elisia.gabriela@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-11-18T19:14:29Z No. of bitstreams: 1 tcc_Elisia Gabriela Pereira de Sa.pdf: 1605224 bytes, checksum: d56f83ec54287625543708918e029117 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-18T21:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Elisia Gabriela Pereira de Sa.pdf: 1605224 bytes, checksum: d56f83ec54287625543708918e029117 (MD5) Previous issue date: 2025-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerespt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio curricular supervisionado. Formação docente. Práxis pedagógica. Ensino de Ciências. Identidade profissional.pt_BR
dc.subjectSupervised internship. Teacher education. Pedagogical praxis. Science teaching. Professional identity.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAPRENDIZAGEM EXPERIENCIAL NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO INTERIOR DE GOIÁSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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