Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5903Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Gustavo Lopes | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8216024102818214 | pt_BR |
| dc.creator | Sá, Elísia Gabriela Pereira de | - |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2468644551869118 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-18T21:11:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-16 | - |
| dc.date.available | 2025-11-18T21:11:31Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5903 | - |
| dc.description.abstract | This article, written as an experience report, analyzes the experiences of a student teacher during the Supervised Internship I and II of the Bachelor's Degree in Biological Sciences at a Brazilian federal institution located in the interior of the state of Goiás, understanding this component as a fundamental axis in articulating theory and practice in teacher education. In Internship I, the emphasis was placed on observing the school environment, highlighting structural, methodological, and social aspects that directly influence the teaching–learning process, such as the pedagogical use of technologies, students’ reading and writing difficulties, and limited access to laboratory practices. Internship II enabled the transition from observation to teaching practice, involving the development of lesson plans, the application of diversified methodologies, the management of indiscipline, and the adaptation of pedagogical strategies to the specific needs of each class. The experiences reinforce the understanding that teacher education requires critical planning, methodological flexibility, and constant reflection on praxis elements that not only support students’ academic development but also strengthen the teaching identity in its social and transformative dimensions. | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente artigo, escrito em formato de relato de experiência, analisa as vivências de uma estagiária durante o Estágio Curricular Supervisionado I e II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição federal brasileira, localizada no interior do estado de Goiás, compreendendo-o como eixo fundamental na articulação entre teoria e prática na formação docente. No Estágio I, a ênfase recaiu sobre a observação da realidade escolar, evidenciando aspectos estruturais, metodológicos e sociais que influenciam diretamente o processo de ensino-aprendizagem, tais como o uso pedagógico das tecnologias, as dificuldades de leitura e escrita dos discentes e a limitação no acesso a práticas laboratoriais. Já o Estágio II, possibilitou a transição da observação para a regência, com a construção de planos de aula, aplicação de metodologias diversificadas, enfrentamento de situações de indisciplina e adaptação das estratégias pedagógicas às demandas específicas das turmas. As experiências vivenciadas reforçam a concepção de que a formação do professor exige planejamento crítico, flexibilidade metodológica e constante reflexão sobre a práxis, elementos que não apenas favorecem o desenvolvimento acadêmico dos alunos, mas também consolidam a identidade docente em sua dimensão social e transformadora. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Elisia Gabriela Pereira de Sa (elisia.gabriela@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-11-18T19:14:29Z No. of bitstreams: 1 tcc_Elisia Gabriela Pereira de Sa.pdf: 1605224 bytes, checksum: d56f83ec54287625543708918e029117 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-11-18T21:11:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Elisia Gabriela Pereira de Sa.pdf: 1605224 bytes, checksum: d56f83ec54287625543708918e029117 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-18T21:11:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Elisia Gabriela Pereira de Sa.pdf: 1605224 bytes, checksum: d56f83ec54287625543708918e029117 (MD5) Previous issue date: 2025-11-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
| dc.relation.references | [1]. Atricon. Bibliotecas Nas Escolas Públicas Brasileiras – Relatório Nacional De 2023. Brasília: Associação Dos Membros Dos Tribunais De Contas Do Brasil, 2023. Disponível Em: Https://Atricon.Org.Br/Wp-Content/Uploads/2024/04/Bibliotecas-EscolasPublicas-2023.Pdf. Acesso Em: 1 Nov. 2025. [2]. Bacich, Lilian; Moran, José (Orgs.). Metodologias Ativas Para Uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018. P. 22. [3]. Black, Paul; Wiliam, Dylan. Developing The Theory Of Formative Assessment. Educational Assessment, Evaluation And Accountability, V. 21, N. 1, P. 5–31, 2009. [4]. Brasil. Lei Nº 15.100, De 13 De Janeiro De 2025. Dispõe Sobre A Utilização, Por Estudantes, De Aparelhos Eletrônicos Portáteis Pessoais Nos Estabelecimentos Públicos E Privados De Educação Básica, Proibindo Seu Uso Recreativo Durante Aulas, Recreios E Intervalos, Com Exceções Para Fins Pedagógicos, De Saúde Ou Acessibilidade. Diário Oficial Da União: Seção 1, Brasília, Df, 14 Jan. 2025. Disponível Em: Https://Www.Planalto.Gov.Br/Ccivil_03/_Ato2023-2026/2025/Lei/L15100.Htm. Acesso Em: 15 Out. 2025. [5]. Brasil. Resolução Cne/Cp N. 02/2015, De 1 De Julho De 2015. Define As Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Formação Inicial Em Nível Superior (Cursos De Licenciatura, Cursos De Formação Pedagógica Para Graduados E Cursos De Segunda Licenciatura) E Para A Formação Continuada. Brasília-Df: Mec, 2015. Disponível Em: Http://Portal.Mec.Gov.Br/Docman/Agosto-2017- Pdf/70431-Res-Cne-Cp-002-03072015-Pdf/File. Acesso Em: 23 Mar. 2024. [6]. Brasil. Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional. Lei Nº 9.394, De 20 De Dezembro De 1996. Brasília: Mec, 1996. [7]. Câmara Dos Deputados. Bibliotecas Escolares No Brasil: Diagnóstico E Perspectivas. Brasília: Câmara Dos Deputados, 2022. Disponível Em: Https://Bd.Camara.Leg.Br/Bd/Bitstream/Handle/Bdcamara/34382/Bibliotecas_Escolares_Oria.Pdf. Acesso Em: 1 Nov. 2025. [8]. Carvalho, Anna Maria Pessoa De. Ensino De Ciências Por Investigação: Condições Para Implementação Em Sala De Aula. São Paulo: Cengage Learning, 2017. [9]. Demo, Pedro. Educar Pela Pesquisa. 12. Ed. Campinas: Autores Associados, 2015. [10]. Dewey, John. Democracia E Educação: Uma Introdução À Filosofia Da Educação. São Paulo: Nacional, 1979. [11]. Farias, Isabel Maria Sabino De; Gonçalves, Terezinha Da Silva. Feira De Ciências: Uma Estratégia De Ensino Para O Desenvolvimento Da Autonomia Do Aluno. Revista Electrónica De Enseñanza De Las Ciencias, V. 6, N. 1, P. 110–127, 2007. [12]. Ferreira, Gustavo Lopes. O Estágio Curricular Supervisionado: Momento-Charneira Para A Formação De Professoras De Ciências E Biologia. In: Sandro Prado Santos; Francielle Amâncio Pereira; Matheus Moura Martins. (Org.). Contextos Formativos E A Docência Em Tempo De Pandemia: Fiando Redes Com A Educação Em Ciências E Biologia. 1ed.Uberlândia-Mg: Edufu, 2021, P. 16-31. [13]. Freire, Paulo. Pedagogia Do Oprimido. 17. Ed. Rio De Janeiro: Paz E Terra, 1987. [14]. Freire, Paulo. Pedagogia Da Autonomia: Saberes Necessários À Prática Educativa. São Paulo: Paz E Terra, 1996. [15]. If Goiano. Projeto Pedagógico Do Curso De Licenciatura Em Ciências Biológicas – Campus Ceres. Ceres: If Goiano, 2017. [16]. Kenski, Vani Moreira. Educação E Tecnologias: O Novo Ritmo Da Informação. Campinas: Papirus, 2012. [17]. Lemes, Selma Maria; Costa, Maria Cristina Da; Gomes, Renata. A Relação Entre Teoria E Prática No Estágio Supervisionado. Revista Eletrônica De Educação, V. 5, N. 2, P. 211–223, 2011. [18]. Libâneo, José Carlos. Didática. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2013. [19]. Marques, Daisy De Oliveira; Silva, Fábio Da. A Biblioteca Escolar No Brasil: Panorama E Perspectivas. Revista Acb: Biblioteconomia Em Santa Catarina, V. 14, N. 1, P. 1–16, 2009. [20]. Morais, Paula Fernanda Dos Santos; Ferreira, Gustavo Lopes; Schütz, Jenerton Arlanschütz. The Teacher Training Curriculum: An Analysis Of Course Projects For A Degree In Biological Sciences. Iosr Journal Of Humanities And Social Science, V. 29, N. 3, P. 45–55, 2024. Doi:10.9790/0837-2903114555. [21]. Pimenta, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena. Estágio E Docência. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2004. [22]. Sagan, Carl. O Mundo Assombrado Pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro. São Paulo: Companhia Das Letras, 1996. [23]. Zabala, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Estágio curricular supervisionado. Formação docente. Práxis pedagógica. Ensino de Ciências. Identidade profissional. | pt_BR |
| dc.subject | Supervised internship. Teacher education. Pedagogical praxis. Science teaching. Professional identity. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO INTERIOR DE GOIÁS | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tcc_Elisia Gabriela Pereira de Sa.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.