Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5861
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ELETROQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: EXPLORANDO A PRÁTICA EXPERIMENTAL DA PILHA DE DANIEL NO ENSINO DE QUÍMICA
Autor(es): Santos, Eduarda Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Martins, Marccus Victor Almeida
Primeiro Membro da Banca: Cara, Diego Valetim Crescente
Segundo Membro da Banca: Gurgel, Maria Fernanda do Carmo
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem precisa constantemente ser inovado por parte do professor. Manter este processo apenas em suas vertentes teóricas é consolidar um ensino incompleto e defasado ao estudante. Neste viés, cabe ao professor buscar ferramentas didáticas para a completa consolidação do ensino. De um ponto de vista mais específico, a eletroquímica dentro do ensino médio é considerada como uma área da química complexa por envolver inúmeras regras associadas a cálculos matemáticos. No entanto, explorar o ensino desta área com propostas práticas consiste de uma estratégia oportuna e enriquecedora na consolidação da eletroquímica do ensino médio. Neste sentido, esse trabalho objetivou realizar intervenções teóricas e práticas em uma turma contendo 22 estudantes pertencentes à terceira série do ensino médio do Instituto Federal Goiano-Campus Catalão. Dois roteiros práticos foram criados, testados e aplicados na turma. A partir da intervenção prática realizada com os seis grupos de alunos foi possível concluir que o experimento da oxidação do fio de cobre com íons de prata e da construção das biopilhas de Daniel com vegetais são metodologias eficazes para potencializar o ensino da eletroquímica. Essa constatação também foi evidenciada nas respostas dadas nas questões pós-prática, onde praticamente 100% dos estudantes disseram que os roteiros são muito interessantes para melhorar a compreensão da teoria da eletroquímica, além de poder, permitir a integralização com outras áreas do conhecimento como a física e a elétrica. Assim, percebe-se que o processo ensino-aprendizagem do conteúdo da eletroquímica, e do saber como um todo deve ocorrer de forma indissociável entre a teoria e a prática para garantir um ensino mais completo e robusto.
Abstract: The teaching and learning process needs to be constantly innovated by the teacher. Keeping this process only in its theoretical aspects means consolidating an incomplete and outdated teaching for the student. In this sense, it is up to the teacher to seek didactic tools for the complete consolidation of the teaching. From a more specific point of view, electrochemistry in high school is considered a complex area of chemistry because it involves numerous rules associated with mathematical calculations. However, exploring the teaching of this area with practical proposals consists of a timely and enriching strategy in the consolidation of electrochemistry in high school. In this sense, this study aimed to carry out theoretical and practical interventions in a class containing 22 students belonging to the third year of high school at the Instituto Federal Goiano-Campus Catalão. Two practical scripts were created, tested and applied in the class. From the practical intervention carried out with the six groups of students, it was possible to conclude that the experiment of the oxidation of copper wire with silver ions and the construction of Daniel's biocells with vegetables are effective methodologies to enhance the teaching of electrochemistry. This finding was also evident in the responses given in the post- practical questions, where practically 100% of the students said that the scripts are very interesting to improve the understanding of the theory of electrochemistry, in addition to being able to allow integration with other areas of knowledge such as physics and electrical science. Thus, it is clear that the teaching-learning process of the content of electrochemistry, and of knowledge as a whole, must occur in an inseparable way between theory and practice to ensure a more complete and robust teaching.
Palavras-chave: Ensino de química; eletroquímica; reações redox; metodologia ativa.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Catalão
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5861
Data do documento: 18-Jun-2015
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-final.pdf8,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.