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    https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5836| Tipo: | Dissertação | 
| Título: | DIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AÇÃO DE TOLERÂNCIA OU DE INCLUSÃO DAS FAMÍLIAS HOMOMATERNAIS E HOMOPARENTAIS? | 
| Título(s) alternativo(s): | FAMILY DAY IN BASIC EDUCATION An Act of Tolerance or Inclusion of Homaternal and Homoparental Families? | 
| Autor(es): | Escorcio, Élida | 
| Primeiro Orientador: | Martins, Daniel | 
| Resumo: | Este estudo investiga como a Educação em Direitos Humanos, entendida como tríade de liberdade, igualdade e diferença, pode orientar práticas pedagógicas inclusivas na Educação Básica ao reconhecer famílias homomaternais e homoparentais em ações institucionais como o Dia das Famílias. Busca compreender os condicionantes culturais que moldam concepções de família e como essas famílias percebem sua presença no ambiente educacional. A pesquisa articula referencial teórico e análise empírica, mobilizando autoras e autores como Bobbio, Candau, Foucault, Louro, Uziel e hooks. Adotou abordagem qualitativa e quantitativa, orientada pelo paradigma indiciário e pela triangulação de dados das unidades educacionais (análise documental dos PPPs, entrevistas com a equipe gestora e formulário fechado aplicado as/aos profissionais), complementada por entrevistas semiestruturadas com famílias homomaternais e homoparentais e pela observação do Dia das Famílias. A análise do discurso fundamentou a interpretação dos materiais, evidenciando silêncios, gestos e representações que atravessam as práticas institucionais. Os resultados mostram que, nos documentos, o termo “família” é mobilizado de modo genérico, sem explicitar arranjos plurais; que as gestoras, embora adotem tom acolhedor, evitam nomear vínculos dissidentes; e que profissionais evidenciam lacunas formativas e descompasso entre saber declarado e formação recebida. A escuta das famílias indica reconhecimento parcial e participação condicionada, com intensificação de julgamentos sobre maternidades que escapam à norma heterossexual, ainda que surjam estratégias discretas de afirmação no cotidiano. Na análise do Dia das Famílias, constatou-se que convites e comunicados preservam linguagem genérica; falas de abertura instauram acolhimento sem nomear a diversidade; ambiências e murais ora abrem brechas de pertencimento, ora recentram a figura materna; e apresentações e lembranças reforçam repertórios normativos, silenciando configurações não hegemônicas. Com base nesses achados, elaborou-se um Produto Educacional em coletânea audiovisual, com três vídeos e materiais de apoio para formação em contexto de professoras e gestoras: o vídeo 1 contextualiza e dá visibilidade às famílias homomaternais e homoparentais; o vídeo 2 orienta a reescrita do PPP a partir de dados da comunidade; e o vídeo 3 qualifica o Dia das Famílias com propostas de acolhimento e participação. O material articula fundamentos teóricos e exemplos práticos para sustentar o reconhecimento efetivo da pluralidade familiar e reforça a pertinência da sobreculturalidade de Martins como horizonte integrador de experiências culturais e condições sociais. | 
| Abstract: | This study investigates how Human Rights Education, understood as the triad of freedom, equality, and difference, can guide inclusive pedagogical practices in Basic Education by recognizing homomaternal and homoparental families in institutional actions such as Family Day. It seeks to understand the cultural conditions that shape conceptions of family and how these families perceive their presence in the educational environment. The research articulates theoretical framework and empirical analysis, mobilizing authors such as Bobbio, Candau, Foucault, Louro, Uziel, and hooks. It adopted a qualitative and quantitative approach, oriented by the evidential paradigm and by the triangulation of data from educational units (documentary analysis of PPPs, interviews with the management team, and a closed questionnaire applied to professionals), complemented by semi-structured interviews with homomaternal and homoparental families and observation of Family Day. Discourse analysis was the central foundation for interpreting the materials, making visible silences, gestures, and representations that shape institutional practices. The results show that, in the documents, the term “family” is mobilized in a generic way, without explicitly naming plural arrangements; that managers, while adopting an inclusive tone, avoid naming dissident bonds; and that professionals reveal training gaps and a mismatch between declared knowledge and received training. The families indicated partial recognition and conditional participation, with intensified judgments on maternities that escape the heterosexual norm — especially crossed by markers of gender and race — while also constructing everyday strategies of affirmation. In the analysis of Family Day, it was found that invitations and communications preserve generic language; opening speeches established a welcoming atmosphere without naming diversity; ambiences and murals alternately opened spaces of belonging or recentered maternal figures; and performances and souvenirs reinforced normative repertoires, silencing non-hegemonic configurations. Based on these findings, an Educational Product was developed in the form of an audiovisual collection, with three videos and supporting materials for in-context training of teachers and managers: video 1 contextualizes and gives visibility to homomaternal and homoparental families; video 2 guides the rewriting of the PPP based on community data; and video 3 qualifies Family Day with proposals for inclusion and participation. The material articulates theoretical foundations and practical examples to sustain the effective recognition of family plurality and reinforces Martins’ notion of overculturality as a horizon for integrating cultural experiences and social conditions. | 
| Palavras-chave: | Direitos Humanos; Diversidade Familiar; Formação Docente; Sobreculturalidade; Famílias homomaternais e homoparentais. | 
| Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| Pais: | Brasil | 
| Editor: | Instituto Federal Goiano | 
| Sigla da Instituição: | IF Goiano | 
| Campus: | Campus Urutaí | 
| Programa/Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5836 | 
| Data do documento: | 28-Ago-2025 | 
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino para a Educação Básica | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Dissertação_ Élida Escorcio | 3,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| Produto Educacional_ Élida Escorcio | 855,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
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