Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5824| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | ENTRE BARREIRAS E CONQUISTAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES LGBT+S NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERES |
| Autor(es): | Souza, Isaque Santos Araújo, Iasminny Victória Mendes Oliveira, Rafael Alves Faria Filho, Fausto de Melo Santos, Mairon Marques dos |
| Resumo: | Este estudo investiga a vivência de estudantes LGBT+s no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, analisando desafios educacionais e as consequências da discriminação no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa e descritiva, foi conduzida por meio de um questionário diagnóstico aplicado a estudantes LGBT+s maiores de 18 anos. Os resultados indicam que, embora ainda existam relatos de insegurança e discriminação, os esforços da instituição no combate ao preconceito têm desempenhado um papel fundamental na promoção de um ambiente mais acolhedor e respeitoso. A presença de políticas inclusivas, núcleos de apoio e ações de conscientização tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos alunos. Conclui-se que, para a construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo, é essencial fortalecer políticas educacionais, ampliar ações de sensibilização e garantir que a escola continue sendo um espaço de transformação social e promoção da diversidade. |
| Abstract: | This study investigates the experiences of LGBT+ students at the Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, analyzing educational challenges and the consequences of discrimination in the school environment. The research, with a quantitative-qualitative and descriptive approach, was conducted through a diagnostic questionnaire applied to LGBT+ students over 18 years old. The results indicate that, although there are still reports of insecurity and discrimination, the institution's efforts in combating prejudice have played a fundamental role in promoting a more welcoming and respectful environment. The presence of inclusive policies, support centers, and awareness actions has contributed significantly to improving the quality of life for students. It is concluded that, for the construction of a truly inclusive environment, it is essential to strengthen educational policies, expand awareness actions, and ensure that the school continues to be a space for social transformation and the promotion of diversity. |
| Palavras-chave: | Inclusão LGBT+ Educação; Diversidade |
| Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| Pais: | Brasil |
| Editor: | Instituto Federal Goiano |
| Sigla da Instituição: | IF Goiano |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5824 |
| Data do documento: | 17-Jan-2025 |
| Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo_Isaque Souza.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.