Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Isaque Santos-
dc.creatorAraújo, Iasminny Victória Mendes-
dc.creatorOliveira, Rafael Alves-
dc.creatorFaria Filho, Fausto de Melo-
dc.creatorSantos, Mairon Marques dos-
dc.date.accessioned2025-10-17T21:21:17Z-
dc.date.available2025-10-30-
dc.date.available2025-10-17T21:21:17Z-
dc.date.issued2025-01-17-
dc.citation.volume30pt_BR
dc.identifier.issn2279-0837pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5824-
dc.description.abstractThis study investigates the experiences of LGBT+ students at the Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, analyzing educational challenges and the consequences of discrimination in the school environment. The research, with a quantitative-qualitative and descriptive approach, was conducted through a diagnostic questionnaire applied to LGBT+ students over 18 years old. The results indicate that, although there are still reports of insecurity and discrimination, the institution's efforts in combating prejudice have played a fundamental role in promoting a more welcoming and respectful environment. The presence of inclusive policies, support centers, and awareness actions has contributed significantly to improving the quality of life for students. It is concluded that, for the construction of a truly inclusive environment, it is essential to strengthen educational policies, expand awareness actions, and ensure that the school continues to be a space for social transformation and the promotion of diversity.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga a vivência de estudantes LGBT+s no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, analisando desafios educacionais e as consequências da discriminação no ambiente escolar. A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa e descritiva, foi conduzida por meio de um questionário diagnóstico aplicado a estudantes LGBT+s maiores de 18 anos. Os resultados indicam que, embora ainda existam relatos de insegurança e discriminação, os esforços da instituição no combate ao preconceito têm desempenhado um papel fundamental na promoção de um ambiente mais acolhedor e respeitoso. A presença de políticas inclusivas, núcleos de apoio e ações de conscientização tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos alunos. Conclui-se que, para a construção de um ambiente verdadeiramente inclusivo, é essencial fortalecer políticas educacionais, ampliar ações de sensibilização e garantir que a escola continue sendo um espaço de transformação social e promoção da diversidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isaque Santos Souza (isaque.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-10-17T19:07:16Z No. of bitstreams: 3 Artigo_Isaque Souza.pdf: 305587 bytes, checksum: 3d5f51e002e03956687de5120ef0e049 (MD5) TCAE Isaque.pdf: 342749 bytes, checksum: 71b473b7fa1f85e09befae9dc020cce3 (MD5) Dispensa de defesa - Isaque.pdf: 551961 bytes, checksum: 7e0b6d590a8662b60bbb038045ce1f7d (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br), reason: Prezado ISAQUE, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: -- O arquivo tem que estar em arquivo único e em formato .pdf. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem:  1º Capa;  2º Folha de rosto;  3º TCAE;  4º Ata de defesa;  5º Trabalho defendido. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2025-10-17T19:40:59Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Isaque Santos Souza (isaque.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-10-17T19:58:36Z No. of bitstreams: 1 Artigo_Isaque Souza_merged.pdf: 1151348 bytes, checksum: 0073955487beeb0054a4a2a61139d7c6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-10-17T21:21:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_Isaque Souza_merged.pdf: 1151348 bytes, checksum: 0073955487beeb0054a4a2a61139d7c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-17T21:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_Isaque Souza_merged.pdf: 1151348 bytes, checksum: 0073955487beeb0054a4a2a61139d7c6 (MD5) Previous issue date: 2025-01-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofEntre Barreiras e Conquistas: A Experiência de Estudantes LGBT+s no Instituto Federal Goiano – Campus Cerespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLGBT+pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleENTRE BARREIRAS E CONQUISTAS: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES LGBT+S NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS CERESpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Isaque Souza.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.