Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/580
Tipo: Dissertação
Título: EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES
Autor(es): Oliveira, Flávia Alves de Castro
Primeiro Orientador: Souza, José Carlos Moreira de
Primeiro Membro da Banca: Boaventura, Geisa d'Ávila Ribeiro
Segundo Membro da Banca: Carvalho, Marco Antônio de
Terceiro Membro da Banca: Souza, José Carlos Moreira
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as causas da evasão escolar de alunos do Curso Técnico em Informática Subsequente/Concomitante ofertado no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, na modalidade presencial e no período noturno. A pesquisa tratou a evasão escolar como o abandono definitivo pelo aluno do curso de origem, antes da conclusão. O estudo utilizou uma abordagem metodológica quali-quantitativa e para coleta de dados apoiou-se nos seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, que possibilitou a construção da fundamentação teórica, permeando sobre os conceitos que envolvem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o mundo do trabalho, o trabalho como princípio educativo e a evasão escolar; pesquisa documental e pesquisa de campo, que possibilitou o levantamento de informações a respeito do curso pesquisado e, por meio de questionário semiestruturado aplicado junto aos membros da equipe pedagógica, coordenadores, professores e alunos evadidos do curso pesquisado, analisaram-se os dados referentes aos participantes da pesquisa. Os resultados obtidos permitiram concluir que os estudantes evadidos, em sua maioria, pertencem a classes menos favorecidas economicamente, vivem do próprio trabalho, são oriundos de escolas públicas e contribuem para o sustento familiar. O principal fator detectado para a ocorrência da evasão escolar do curso foi a dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos. Esses resultados apontam para a necessidade das instituições de ensino e gestores educacionais formularem estratégias para reduzir a evasão escolar no curso analisado, pois, o fracasso escolar, muitas vezes, é atribuído ao aluno e velado nos fatores socioeconômicos e nas políticas públicas educacionais. Como desdobramento deste estudo, desenvolveu-se uma história em quadrinhos intitulada “Conversa com Amigos”, que possibilitou questionar, trazer ao diálogo a evasão escolar e apontar as eventuais medidas a serem adotadas para reduzir os índices de evasão escolar do Curso Técnico em Informática Subsequente/Concomitante do IF Goiano Ceres.
Abstract: The present study had as objective to analyze the scholar evasion in the Subsequent/Concomitant Technical Computer Course offered at the Federal Institute Goiano - Campus Ceres, in classroom presential mode and night shift. The research treated the scholar evasion as the definitive abandonment by the student of the course of origin, before the conclusion. The study used a qualitative and quantitative methodological approach and data collection was based on the following instruments: bibliographic research, which enabled the construction of the theoretical foundation, permeating the concepts that involve Professional and Technological Education (EFA), the world of work, work as an educational principle and scholar evasion; documentary research and field research, which made it possible to gather information about the studied course and, through a semi-structured questionnaire, applied to the members of the pedagogical team, coordinators, teachers and students evaded from the course studied, to the research participants. The obtained results allowed to conclude that the evaded students, in the majority, belong to classes less favored economically, live of the own work, come from public schools and contribute to the family sustenance. The main factor detected for the occurrence of the scholar evasion was the difficulty of reconciling work with the studies. These results point to the need for educational institutions and educational managers to formulate strategies to reduce scholar evasion in the analyzed course, since school failure is often attributed to the student and veiled in socioeconomic factors and public educational policies. As a result of this study, a comic book entitled "Conversation with Friends" was developed, which made it possible to question, bring to the dialogue school dropout and to point out possible measures to be adopted to reduce the rates of dropout by students of the Subsequent/Concomitant Technical Computer Course at the Federal Institute Goiano - Campus Ceres.
Palavras-chave: Evasão Escolar
Educação Profissional
Mundo do Trabalho
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/580
Data do documento: 15-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Flávia Alves de Castro Oliveira.pdf5,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons