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Tipo: Dissertação
Título: ANÁLISE DA ESTABILIZAÇÃO DE SOLO ARGILOSO COM RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) PARA APLICAÇÃO EM BASE E SUB-BASE DE PAVIMENTOS
Autor(es): Vieira, Gabrielle
Primeiro Orientador: Couto, Bruno de Oliveira Costa
Primeiro Coorientador: Santos, Isabella Christine de Paula
Primeiro Membro da Banca: Silva, Philippe Barbosa
Segundo Membro da Banca: Hilário, Ronderson Queiróz
Resumo: As rodovias representam o principal meio de transporte no Brasil, exercendo papel fundamental na logística nacional, mas também demandando elevados investimentos em manutenção e qualidade estrutural. A construção de pavimentos duráveis exige, além de técnicas adequadas, o uso de materiais de qualidade, tornando um desafio em regiões que predominam solos argilosos, caracterizados por baixa resistência mecânica e expansibilidade elevada. Nesse contexto, a estabilização de solos locais surge como alternativa sustentável, com o intuito de diminuir os impactos da extração em jazidas e os custos de transporte. Dentre as técnicas empregadas, destaca-se o uso de resíduos da construção civil (RCC), que, além de representar uma solução técnica viável, contribui para a mitigação de impactos ambientais associados ao descarte irregular. Este estudo visa avaliar a eficiência da estabilização de um solo argiloso de Rio Verde - GO com adição de resíduos de construção civil (RCC) nas proporções de 25%, 50% e 75%, visando sua aplicação em bases e sub-bases de pavimentos. A pesquisa busca compreender como diferentes porcentagens de RCC afetam a granulometria, os limites de liquidez e plasticidade, a compactação e o CBR do solo, com o objetivo de identificar a proporção ideal de RCC para melhorar as propriedades mecânicas. Os resultados indicaram que a adição de RCC ao solo argiloso melhorou significativamente as propriedades físicas e mecânicas. As misturas atenderam aos critérios de CBR e expansão para sub-base e, no caso de 75% de RCC, também à granulometria exigida para base. A estabilização com RCC mostrou-se tecnicamente e sustentavelmente viável.
Abstract: Highways represent the main mode of transportation in Brazil, playing a fundamental role in national logistics, while also requiring significant investments in maintenance and structural quality. The construction of durable pavements demands not only proper techniques but also quality materials, which poses a challenge in regions dominated by clayey soils, known for their low mechanical strength and high expansibility. In this context, the local soils stabilization emerges as a sustainable alternative, aiming to reduce the impacts of quarry extraction and transportation costs. Among the techniques employed, the use of construction and demolition waste (CDW) stands out, as it represents a technically viable solution while also contributing to the mitigation of environmental impacts related to improper disposal. This study aims to evaluate the effectiveness of stabilizing a clayey soil from Rio Verde-GO with the CDW addition in proportions of 25%, 50%, and 75%, targeting its application in pavement bases and sub-bases. The research seeks to understand how different percentages of CDW affect the soil’s gradation, liquid and plastic limits, compaction, and CBR, to identify the ideal proportion of CDW to improve its mechanical properties. The results indicated that adding CDW to the clayey soil significantly improved its physical and mechanical properties. The mixtures met the CBR and expansion criteria for sub-base use, and in the case of 75% CDW, also met the gradation required for base layers. However, the Los Angeles abrasion test was not performed, which limits the completeness of the evaluation. Nonetheless, stabilization with CDW proved to be both technically and environmentally viable.
Palavras-chave: Estabilização de Solo
RCC na estabilização de solos
Sustentabilidade
Pavimentação
Propriedades mecânicas
Área do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Rio Verde
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5793
Data do documento: 1-Jul-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade

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