Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5749
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ARTE-EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES FORMATIVAS E DESAFIOS PRÁTICOS NA INCLUSÃO
Autor(es): Antunes, Cristina Aparecida de Sousa Oliveira
Primeiro Orientador: Bergamo, Thelma Maria de Moura
Segundo Orientador: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: O texto analisa as contribuições da Arte-Educação para a sensibilização estética nas experiências pedagógicas voltadas às práticas escolares inclusivas. A metodologia adotada é uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, cujo objetivo é investigar como o ensino de Artes favorece o desenvolvimento dos estudantes da Educação Especial sob a perspectiva inclusiva no ambiente escolar. Para isso, são analisadas publicações de pesquisadores que abordam o desenvolvimento humano, o ensino de Artes e a educação inclusiva, com foco na educação básica, na educação infantil e no ensino fundamental I. A análise segue critérios previamente estabelecidos para discutir as contribuições da disciplina de Artes nas escolas e o papel do professor nesse processo. Espera-se que a pesquisa evidencie a importância da Arte como promotora de experiências multiculturais e da formação docente voltada para esse trabalho. Considera-se fundamental que o ensino de Artes seja dinâmico, flexível e interacional, promovendo uma aprendizagem significativa que contribua para o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas de cada sujeito.
Abstract: This text analyzes the contributions of Art Education to fostering aesthetic awareness in pedagogical experiences focused on inclusive school practices. The methodology adopted is exploratory bibliographic research, aiming to investigate how arts education fosters the development of Special Education students from an inclusive perspective in the school environment. To this end, publications by researchers addressing human development, arts education, and inclusive education are analyzed, focusing on basic education, early childhood education, and elementary school. The analysis follows previously established criteria to discuss the contributions of the arts discipline in schools and the role of the teacher in this process. The research is expected to highlight the importance of art as a promoter of multicultural experiences and teacher training focused on this work. It is essential that arts education be dynamic, flexible, and interactive, fostering meaningful learning that contributes to the full development of each individual's human potential.
Palavras-chave: ARTE-EDUCAÇÃO
CRIATIVIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5749
Data do documento: 3-Set-2025
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cristina Aparecida de Sousa Oliveira Antunes.pdf8,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.