Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5749
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ARTE-EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES FORMATIVAS E DESAFIOS PRÁTICOS NA INCLUSÃO |
Autor(es): | Antunes, Cristina Aparecida de Sousa Oliveira |
Primeiro Orientador: | Bergamo, Thelma Maria de Moura |
Segundo Orientador: | Mariano, Sangelita Miranda Franco |
Resumo: | O texto analisa as contribuições da Arte-Educação para a sensibilização estética nas experiências pedagógicas voltadas às práticas escolares inclusivas. A metodologia adotada é uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, cujo objetivo é investigar como o ensino de Artes favorece o desenvolvimento dos estudantes da Educação Especial sob a perspectiva inclusiva no ambiente escolar. Para isso, são analisadas publicações de pesquisadores que abordam o desenvolvimento humano, o ensino de Artes e a educação inclusiva, com foco na educação básica, na educação infantil e no ensino fundamental I. A análise segue critérios previamente estabelecidos para discutir as contribuições da disciplina de Artes nas escolas e o papel do professor nesse processo. Espera-se que a pesquisa evidencie a importância da Arte como promotora de experiências multiculturais e da formação docente voltada para esse trabalho. Considera-se fundamental que o ensino de Artes seja dinâmico, flexível e interacional, promovendo uma aprendizagem significativa que contribua para o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas de cada sujeito. |
Abstract: | This text analyzes the contributions of Art Education to fostering aesthetic awareness in pedagogical experiences focused on inclusive school practices. The methodology adopted is exploratory bibliographic research, aiming to investigate how arts education fosters the development of Special Education students from an inclusive perspective in the school environment. To this end, publications by researchers addressing human development, arts education, and inclusive education are analyzed, focusing on basic education, early childhood education, and elementary school. The analysis follows previously established criteria to discuss the contributions of the arts discipline in schools and the role of the teacher in this process. The research is expected to highlight the importance of art as a promoter of multicultural experiences and teacher training focused on this work. It is essential that arts education be dynamic, flexible, and interactive, fostering meaningful learning that contributes to the full development of each individual's human potential. |
Palavras-chave: | ARTE-EDUCAÇÃO CRIATIVIDADE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Morrinhos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5749 |
Data do documento: | 3-Set-2025 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cristina Aparecida de Sousa Oliveira Antunes.pdf | 8,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.