Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bergamo, Thelma Maria de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0108721244666715pt_BR
dc.contributor.advisor2Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.creatorAntunes, Cristina Aparecida de Sousa Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5036855142197794pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-19T19:00:28Z-
dc.date.available2025-09-18-
dc.date.available2025-09-19T19:00:28Z-
dc.date.issued2025-09-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5749-
dc.description.abstractThis text analyzes the contributions of Art Education to fostering aesthetic awareness in pedagogical experiences focused on inclusive school practices. The methodology adopted is exploratory bibliographic research, aiming to investigate how arts education fosters the development of Special Education students from an inclusive perspective in the school environment. To this end, publications by researchers addressing human development, arts education, and inclusive education are analyzed, focusing on basic education, early childhood education, and elementary school. The analysis follows previously established criteria to discuss the contributions of the arts discipline in schools and the role of the teacher in this process. The research is expected to highlight the importance of art as a promoter of multicultural experiences and teacher training focused on this work. It is essential that arts education be dynamic, flexible, and interactive, fostering meaningful learning that contributes to the full development of each individual's human potential.pt_BR
dc.description.resumoO texto analisa as contribuições da Arte-Educação para a sensibilização estética nas experiências pedagógicas voltadas às práticas escolares inclusivas. A metodologia adotada é uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, cujo objetivo é investigar como o ensino de Artes favorece o desenvolvimento dos estudantes da Educação Especial sob a perspectiva inclusiva no ambiente escolar. Para isso, são analisadas publicações de pesquisadores que abordam o desenvolvimento humano, o ensino de Artes e a educação inclusiva, com foco na educação básica, na educação infantil e no ensino fundamental I. A análise segue critérios previamente estabelecidos para discutir as contribuições da disciplina de Artes nas escolas e o papel do professor nesse processo. Espera-se que a pesquisa evidencie a importância da Arte como promotora de experiências multiculturais e da formação docente voltada para esse trabalho. Considera-se fundamental que o ensino de Artes seja dinâmico, flexível e interacional, promovendo uma aprendizagem significativa que contribua para o pleno desenvolvimento das potencialidades humanas de cada sujeito.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cristina Aparecida de Sousa Oliveira Antunes (cristina.antunes@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2025-09-19T02:57:22Z No. of bitstreams: 1 TCC Cristina Aparecida de Sousa Oliveira Antunes.pdf: 9187707 bytes, checksum: 15be1af9789086d489e771d33de0271d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-19T19:00:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Cristina Aparecida de Sousa Oliveira Antunes.pdf: 9187707 bytes, checksum: 15be1af9789086d489e771d33de0271d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2025-09-19T19:00:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Cristina Aparecida de Sousa Oliveira Antunes.pdf: 9187707 bytes, checksum: 15be1af9789086d489e771d33de0271d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-19T19:00:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Cristina Aparecida de Sousa Oliveira Antunes.pdf: 9187707 bytes, checksum: 15be1af9789086d489e771d33de0271d (MD5) Previous issue date: 2025-09-03en
dc.description.sponsorshipOutra agência de fomento (descrever no resumo/abstract)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectARTE-EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCRIATIVIDADEpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleARTE-EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES FORMATIVAS E DESAFIOS PRÁTICOS NA INCLUSÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cristina Aparecida de Sousa Oliveira Antunes.pdf8,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.