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https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5748
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | MARGINALIZAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO A RESPEITO DAS ESCOLAS GOIANESIENSES |
Autor(es): | Silva, João Paulo |
Primeiro Orientador: | Andrade, Leonardo Carlos de |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar a relação aluno e conhecimento, a partir de uma investigação das possibilidades e limitações das avaliações externas, na captação do nível de aprendizado dos estudantes ou índices da instituição. Para isso, recorremos à uma pesquisa bibliográfica em fontes sobre o tema e documental, em dados fornecidos pelo Ideb e prova Saeb de colégios com maiores notas nas avaliações externas e em uma escola periférica, da cidade de Goianésia-GO, que detêm uma média de notas mais baixas nos exames externos. É importante reconhecer os limites das avaliações externas, pois as mesmas abordam apenas uma fração do processo, diante disso, essa análise não se propõe a definir a qualidade educacional. A pesquisa evidencia a disparidade entre as instituições de ensino e através da bibliografia analisada demonstra como a desigualdade educacional pode contribuir para a desigualdade social. |
Abstract: | This paper aims to analyze the relationship between students and knowledge, based on an investigation of the possibilities and limitations of external assessments in collecting student learning levels or institutional indices. To achieve this, we used bibliographic research on sources on the topic and documentary research, using data provided by the Ideb and Saeb tests from schools with scores in external assessments and from a larger peripheral school in the city of Goianésia, Goiás, which has a lower average score in external exams. It is important to consider the limits of external assessments, since they address only a fraction of the process; therefore, this analysis does not aim to define educational quality. This research highlights the disparity between educational institutions and, through the proven bibliography, demonstrates how educational inequality can contribute to social inequality. |
Palavras-chave: | Ideb Saeb notas alunos Goianésia |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ceres |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/5748 |
Data do documento: | 27-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Professores para a Educação Básica |
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